Presidente e ouvidor do TCE-AM participam de leitura da Mensagem Governamental

Foto: Divulgação/TCE-AM

Em respeito aos diferentes poderes do Amazonas, o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, participou, na manhã desta terça-feira (1º), da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da leitura da mensagem governamental no Legislativo pelo governador Wilson Lima.


“Hoje é um dia muito importante porque é a apresentação da mensagem governamental que aborda o orçamento para o ano vigente. Como órgão que controla a execução orçamentária, acompanhamos os atos do Executivo, desde a leitura da mensagem e a execução do orçamento, para garantir, entre outros, a correta aplicação dos recursos públicos e ter um diálogo aberto com os demais Poderes”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, também ressaltou a importância do cumprimento integral do orçamento anual do Executivo Estadual.

Foto: Divulgação/TCE-AM

“O Tribunal de Contas do Amazonas é responsável, ao fim de cada exercício, de emitir um parecer prévio para a Assembleia Legislativa atestando ou não o cumprimento regular do orçamento. Nós esperamos, evidentemente, todo o empenho da administração pública estadual no sentido de dar cumprimento a todas as metas e programas de trabalho que estão contemplados no orçamento”, ressaltou o conselheiro Érico Desterro.

Também presente na solenidade, o ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, falou sobre o papel da Ouvidoria da Corte de Contas amazonense para acompanhar a implementação do orçamento anual.

“A Ouvidoria do TCE-AM é importante porque ela é um dos braços desse complexo de fiscalização que principalmente recebe as denúncias de pessoas comuns, do cidadão amazonense. A partir dessas denúncias, podemos dar vazão e sequenciamento nas boas práticas da utilização dos recursos públicos, sempre olhando pela questão legalista, orientando, sugerindo e fazendo com que essas questões possam ser dirimidas da melhor forma possível”, explicou o ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio.

Josué Cláudio exemplificou a ação da Ouvidoria com uma decisão recente que identificou irregularidades em um edital de contratação temporária para profissionais da saúde.

Foto: Divulgação/TCE-AM

“Recentemente suspendemos o edital para contratações da área da saúde, que é muito importante, mas tivemos a preocupação em demonstrar irregularidades que precisavam ser resolvidas e que, após nossa atuação, foram sanadas em 24 horas. Tentamos fazer com que a nossa instituição, por meio da fiscalização e da cobrança do bom uso do erário, possa fazer um trabalho em benefício do povo amazonense”, disse o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Josué Cláudio.

Durante a leitura da mensagem, o governador Wilson Lima destacou, em forma de retrospectiva, as ações executadas com destaque para o período pandêmico, com investimentos em saúde e na vacinação contra a Covid-19, além de investimentos em educação, segurança e cultura, entre outros. “Muito está sendo feito, mas ainda há muito para fazer”, afirmou o governador.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, destacou o empenho da Assembleia Legislativa em agir sempre em colaboração com os poderes executivos. “Fico muito feliz em tê-lo aqui com todo o seu secretariado. Nós aqui nessa casa trabalhamos com muito respeito aos poderes e sempre de acordo com o que rege a Constituição Federal, pelo bem da sociedade amazonense”, disse.

Também participaram representantes do executivo municipal, entre eles o prefeito David Almeida, o desembargador Delcio Luiz Santos, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o procurador-geral de Justiça Alberto Rodrigues Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis; o defensor público-geral do Amazonas (DPE-AM), Ricardo Queiroz de Paiva, além de secretários de Estado, parlamentares estaduais e municipais e gestores do Amazonas.

Artigo anteriorConstrução e reforma de banheiros vão custar R$ 490 mil em Barreirinha
Próximo artigoO lixo que você joga nos igarapés, uma hora volta pra você

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui