

Raio-x e detectores manuais foram doados pelo Governo Federal. Itens devem chegar ao estado até o fim da próxima semana.
O Sistema Penitenciário de Roraima receberá R$ 453 mil em equipamentos usados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
São quatro aparelhos de raio-x, oito portais para identificar metais e oito detectores manuais que serão estalados nas unidades prisionais do estado.
Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os materiais devem chegar ao estado até o fim da próxima semana. Eles devem ser instalados até o final do mês.
As unidades estaduais que receberão os equipamentos são: Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Pública de Boa Vistax, Cadeia Pública Feminina, Centro Penal Provisório; Cadeia Pública de São Luiz do Anauá e também para o presídio de Rorainópolis, que está em fase de construção.
O titular da pasta, Uziel de Castro, disse por meio da assessoria da Secretaria que os equipamentos serão usados para superar prática da revista vexatória nos presídios e também aumentar o controle dos objetos que entram nas unidades.
“São equipamentos de última geração que vão garantir uma maior segurança para entrada e saída de pessoas nas unidades. Não só isso, vai nos ajudar a encontrar armas, drogas, celulares e outros materiais e são proibidos dentro das unidades prisionais”, avaliou Uziel de Castro.
Ainda segundo a Sejuc, os itens estão avaliados em R$ 453.737,04 e foram doados em razão do estado ter enviado 10 agentes penitenciários para compor o esquema de segurança da Olimpíada.
(Centralizado)