Primeira indígena vacina no AM será candidata a deputada federal

Foto: Divulgação

Vanda Ortega, a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Amazonas, será candidata a deputada federal nas eleições deste ano. Ela atua como técnica de enfermagem.

“Sou o fio mais novo para tecer uma candidatura que represente os povos índigenas no Estado do Amazonas. Vamos tecer e fortalecer está rede de Tucum juntas e juntix”, diz Vanda em suas redes sociais.

A técnica de enfermagem será candidata pela Rede. “Vanda Ortega Witoto, mulher indígena, liderança do povo Witoto, é a mais nova filiada da Rede Sustentabilidade Amazonas! Vanda Witoto é técnica de enfermagem e se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade Parque das Tribos, em Manaus. Ela foi a primeira profissional de saúde e mulher indígena do Amazonas a ser imunizada com a vacina, e teve papel fundamental no tratamento e na vacinação de indígenas de vários povos. Vanda Ortega Witoto é pré-candidata a deputada federal e sua eleição será um marco histórico na defesa das causas indígenas no Amazonas e no Brasil!”, anunciou a sigla.

Vanda tem 34 anos, nasceu em uma comunidade ribeirinha de Amaturá (a 918 quilômetros de Manaus) e se mudou há 11 anos para Manaus, onde se formou como técnica em enfermagem. Ela também é servidora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), aluna de graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e faz parte da Coordenação dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas-MEIAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui