Primeira onda de frio do ano pode trazer neve e recordes de temperatura no Brasil

Foto: Reprodução

A primeira onda de frio de 2025 promete derrubar as temperaturas no Brasil a partir desta semana. Uma intensa massa de ar polar avança sobre o continente entre a noite de quarta-feira (28) e a manhã de quinta (29), provocando queda brusca nos termômetros, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


De acordo com a Climatempo, os termômetros podem marcar abaixo de 0°C em áreas do Sul e menos de 10°C em partes do Sudeste e Centro-Oeste. O fenômeno também deve causar friagem na região Norte — condição rara para essa área do país.

Combinada à alta umidade, a massa de ar polar pode provocar fenômenos típicos do inverno rigoroso, como neve, chuva congelada, chuva congelante e geadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretou estado de atenção nos três estados da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo a Climatempo, há possibilidade de neve nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, incluindo cidades como São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jesus e São José dos Ausentes.

A previsão é que o frio se intensifique a partir de quinta-feira (29), com temperaturas baixas se estendendo pelo menos até terça-feira (3 de junho).

Capitais como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) podem bater novos recordes de frio neste ano.

“Será um frio que os brasileiros ainda não sentiram em 2025. Algumas áreas do Sul vão literalmente congelar”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Entenda os fenômenos esperados:

  • Neve: flocos de gelo que se formam nas nuvens e chegam ao solo sem derreter.

  • Chuva congelada: neve que derrete ao atravessar uma camada de ar quente e se recongela antes de tocar o solo.

  • Chuva congelante: chuva líquida que congela ao entrar em contato com superfícies frias.

  • Geada branca: ocorre quando o orvalho congela sobre superfícies após a temperatura atingir 0°C ou menos, formando uma fina camada de gelo.

Fonte: R7

Artigo anteriorPolícia deflagra Operação Mão de Ferro 2 e prende dois por crimes cibernéticos contra menores
Próximo artigoDavid Almeida reforça compromisso com saúde em vistoria de obras na zona Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui