Primeira semana de setembro deve ter onda de calor ainda mais intensa

Foto: Recorte

O tempo extremamente seco vai predominar em boa parte do país ao longo desta primeira semana de setembro. As temperaturas deverão subir novamente, o que resultará em uma condição de calor acima do normal para o mês de setembro.


Ao longo da primeira quinzena de Setembro, espera-se que uma região de alta pressão se estabeleça sobre o Brasil de maneira prolongada, criando um bloqueio atmosférico. Esse bloqueio impede a passagem de sistemas meteorológicos que poderiam formar chuva, resultando em um período de tempo seco e estável.

Além disso, os sistemas como um todo também evitam o avanço de ar frio, mantendo as temperaturas elevadas no país. Essa situação pode levar à formação de uma onda de calor, definida por períodos prolongados (geralmente de três dias ou mais) em que as temperaturas permanecem muito acima do normal, superando a média histórica em cerca de 5°C.

Essa onda de calor e a seca generalizada podem intensificar significativamente as condições para a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Brasil, deixando a vegetação mais seca, reduzindo a umidade do solo e criando assim um ambiente propício para a propagação rápida do fogo. Essa é uma péssima notícia, levando em consideração que o país bateu recordes de incêndios florestais em agosto.

Artigo anteriorParalimpíadas 2024: Brasil conquista dois bronzes no tênis de mesa
Próximo artigoRoberto Cidade propõe programa de crédito e estímulo ao comércio em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui