Primeira semana do 13° Festival de Cinema Europeu no Teatro Gebes Medeiros

Comédia eslovena Pânico, de Barbara Zemljič

Iniciado nesta segunda-feira (29), no Teatro Gebes Medeiros, Ideal Clube na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, o 13° Festival de Cinema Europeu traz uma programação diversa, com a exibição de filmes da Alemanha, França, Suécia, Eslovênia, Espanha e Países Baixos. O primeiro filme da semana foi Hannah Arendt, de 2012, dirigido por Margarethe von Trotta. Confira os próximos!


Terça-feira (30)

O filme desta terça-feira é Nossa Estrangeira, vindo da França. De 2010 e dirigido por Sarah Bouyain, a produção conta a história da jovem Amy, que retorna à sua terra natal, Burkina Faso, após a morte de seu pai, para procurar sua mãe, de quem foi separada aos 8 anos de idade. Paralelamente, a burquinense Mariam procura desesperadamente por sua filha em Paris, onde, realizando serviços de limpeza, conhece Esther. As duas mulheres, então, passam a trocar experiências e aprendem a se apreciarem.

Quarta-feira (31)

Da Suécia, vem o filme Belleville Baby. Filmado em 2013, com direção de Mia Engberg, traz reflexões sobre o tempo, memórias e coisas que se perderam pelo meio do caminho da vida. Na produção, um amante do passado liga para uma diretora de cinema e diz a ela que passou vários anos na prisão. Ela se lembra da primavera em que os dois se encontraram em Paris e dos momentos que passaram juntos, até o dia em que ele desapareceu.

Quinta-feira (1º/06)

Na quinta-feira, o filme da vez é a comédia eslovena Pânico, de Barbara Zemljič. O filme conta a história de Vera, uma mulher entediada e presa em sua rotina, obcecada pela ideia de que nunca mais vai se apaixonar. Na procura pelo significado do amor, ao ler sua sorte na borra de uma xícara de café, descobre que vai encontrar o cara certo, que vai mudar sua vida. Esse amor a coloca nos braços de Mitja, amigo de sua família, com quem passa a viver um ardente caso de amor.

Comédia eslovena Pânico, de Barbara Zemljič

Sexta-feira (2/06)

Da Espanha, o vencedor de três prêmios Goya (Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretora e Melhor Música Original).De sua janela à minha, dirigido por Paula Ortiz, traz a história de Violeta, Inês e Luisa, mulheres de idades diferentes, que pareciam viver em silêncio, mas cujas lembranças guardam segredos, paixões e sonhos. O filme se ambienta em um passado mágico, onde ainda era possível o sonho adolescente nos bosques e o olhar distante de uma mãe na aridez do deserto.

Sábado (3/06)

E para fechar a primeira semana de exibições, o Festival traz o holandês A Excêntrica Família de Antônia. Dirigido por Marleen Gorris, o filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1996, conta a história de três gerações de uma família comandada por Antônia. Mais do que uma comédia, o filme feaça de força, beleza e de escolhas que desafiam o tempo.

O holandês A Excêntrica Família de Antônia

O Festival de Cinema Europeu

Em sua 13ª edição, o Festival de Cinema Europeu apresenta o tema “Mulheres em Cena” e cria um espaço fundamental para essa discussão no cinema. O Festival é promovido no Brasil para comemorar o Dia da Europa, 9 de maio, numa realização da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE.

O Festival ocorre simultaneamente em 11 capitais brasileiras, de 29 de maio a 11 de junho, prestigiando filmes europeus dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. Em Manaus, que recebe o Festival pela terceira vez, serão exibidos 14 filmes de nacionalidades diferentes.

Artigo anteriorReforma trabalhista deve ser votada hoje em Comissão do Senado
Próximo artigoCopom decide taxa básica de juros sob expectativa de redução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui