As primeiras prisões femininas

Prisões femininas do passado.
Prisões femininas do passado.
Prisões femininas do passado.

Prisões de mulheres fazem parte de um conceito relativamente novo na História mundial. No passado, as poucas mulheres criminosas que eram presas ficavam geralmente alojadas em uma parte separada da ala masculina de prisioneiros.


Nos Estados Unidos, por exemplo, a primeira instalação exclusiva para mulheres foi construída em 1869, no estado de Indiana, mas recebeu as primeiras prisioneiras apenas quatro anos depois. Já a primeira prisão federal feminina só passou a funcionar em 1927, no estado da Virgínia Ocidental.

No Brasil, somente em 1940 as primeiras medidas efetivas para acomodar mulheres criminosas foram tomadas pelo Estado. Segundo um estudo do historiador Paulo Roberto da Silva Bastos, publicado no site Âmbito Jurídico, o Código de Processo Penal daquele ano determinou que “as mulheres cumprem pena em estabelecimento especial, ou, à falta, em secção adequada de penitenciária ou prisão comum, ficando sujeitas a trabalho interno”.

Com isso, em 1941, foi criado em São Paulo o Presídio de Mulheres, junto ao Complexo do Carandiru, e que alguns anos depois se tornou a Penitenciária Feminina da Capital. No ano seguinte, foi criada a Penitenciária das Mulheres no Rio de Janeiro.

(Megacurioso)

Artigo anteriorPegada humana mais antiga já encontrada pode ter mais de 36 mil anos
Próximo artigoNariz e orelhas nunca param de crescer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui