Príncipe Felipe deve assumir trono espanhol após 18 de junho

Príncipe Felipe, da Espanha, com a esposa/Foto: Reuters
Príncipe Felipe, da Espanha, com a esposa/Foto: Reuters
Príncipe Felipe, da Espanha, com a esposa/Foto: Reuters

O príncipe Felipe, da Espanha, irá provavelmente suceder seu pai Juan Carlos como rei em algum momento depois de 18 de junho, disse nesta terça-feira o presidente do Congresso dos Deputados, Jesús Posada, um dia depois de o monarca anunciar sua abdicação após um longo reinado.

Juan Carlos afirmou na segunda-feira que entregará o trono a Felipe, em um gesto para reabilitar a monarquia espanhola abalada por escândalos em um momento de dificuldades econômicas e crescente descontentamento no país com a elite política.


A Espanha não tem um conjunto preciso de normas regulamentando a abdicação e a sucessão, por isso, a sucessão vai requerer a aprovação de legislação no Parlamento, onde o conservador Partido do Povo (PP) tem maioria absoluta. A oposição socialista anunciou que apoiará a lei.

“Ainda veremos, mas acredito que tudo deverá estar decidido por volta de 18 de junho, de modo que a proclamação solene possa ser realizada perante as Cortes (Congresso dos Deputados e Senado)”, disse Posada.

Antes popular, Juan Carlos, de 76 anos e há quase 40 no trono, ajudou a Espanha a fazer uma transição tranquila para a democracia nos anos 1970, depois da ditadura de Francisco Franco, mas parecia cada vez mais distante nos últimos anos.
publicidade

Um escândalo de corrupção na família e sua saúde fragilizada após várias cirurgias nos últimos anos também contribuíram para erodir o apoio público ao rei.(Terra)

Artigo anteriorCatadores de Parintins recebem equipamentos de proteção ao trabalho
Próximo artigoVereador Cordovil viaja ao Sul para conhecer sistema de transporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui