Processo mais antigo aberto no Brasil envolve princesa Isabel e palácio Guanabara

Processo aguarda julgamento de Recurso no Superior Tribunal de Justiça/Foto: Divulgação

O provável processo mais antigo em andamento do Brasil envolve uma briga judicial da Família Real contra a União que dura há mais de 120 anos. O processo de 1895 foi ajuizado pela própria princesa Isabel e pede a posse do Palácio Guanabara, atual sede do Governo do Rio de Janeiro, localizado no bairro Laranjeiras, na Zona Sul da capital.


De acordo com o Gazeta do Povo, o palácio já foi lar da monarca com seu marido, Gastão de Orléans, o Conde d’Eu.

A primeira ação envolvendo o Palácio da Guanabara, ainda do século XIX, foi julgada improcedente em 1897. Coube recurso, mas processo ficou parado durante anos e foi considerado desaparecido.

Processo aguarda julgamento de Recurso no Superior Tribunal de Justiça/Foto: Divulgação

Um “novo processo” foi aberto de 1955 pelos netos da princesa Isabel, pedindo a propriedade do imóvel. O Tribunal Federal de Recursos (TRF), hoje extinto, deu segmento ao julgamento por aceitar o recurso da Família Real.

Ainda de acordo com a reportagem, após caminhos percorridos, o processo aguarda julgamento de Recurso Especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Depois de cento e tantos anos, não consigo lhe dizer qual é a expectativa [de tempo] para que as ações sejam julgadas”, afirmou o advogado Dirceu Alves Pinto. “Trata-se de uma legislação que vem dos tempos do Império, e os julgadores às vezes têm dificuldade de remontar às leis da época. Tem havido muita controvérsia”, completou.

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO

 

Artigo anteriorProposta cria o Plano Municipal de Agricultura Urbana em Manaus
Próximo artigoWesley Safadão vai interpretar motorista de Uber no cinema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui