Procon AM participa de reunião nacional da Senacon/MJ, em Santa Catarina

Rosely Fernandes, secretária Procon-Am/Foto: Divulgação
Rosely Fernandes, secretária Procon-Am/Foto: Divulgação
                                Rosely Fernandes, secretária Procon-Am/Foto: Divulgação

A secretária de Estado do Procon Amazonas e diretora da Procon Brasil na Região Norte, Rosely Fernandes, participa, em Florianópolis (SC), da reunião da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), na sede do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, com a presença de representantes de órgãos de defesa do consumidor de todo o brasil.
Durante a programação de ontem (03), foi feito o lançamento do novo site da Senacon/MJ –www.defesadoconsumidor.org.br  o qual, além de notícias relacionadas ao direito consumerista, a plataforma oferece conteúdos multimídia variados, como, também, de indicadores relacionados às principais demandas dos consumidores brasileiros, e outros serviços como biblioteca com publicações diversas como guias, manuais, notas técnicas, portarias e pesquisas, além de um espaço específico para formação com o oferecimento de cursos. O site também disponibiliza ferramentas específicas e aplicações com o objetivo de facilitar o dia a dia do consumidor, como o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o Mapa do Consumidor e um link para consulta de Recall.


Rosely Fernandes destaca que os Procons terão acesso a todos os Termos de Ajuste de Conduta (TACs) assinados no Brasil para que sirvam de modelo de um Estado para outro. Outro anúncio que merece destaque é a divulgação da portaria da Senacon/MJ de número 07/16 sobre a questão da dosimetria de multa, que também servirá de base para todos os Procons, abrindo a possibilidade de cada Estado fazer os ajustes necessários para publicação de suas respectivas portarias.

Aportaria nº 07/16 vai fazer com que as empresas tenham como política a criação e implementação de programas voltados para a defesa do consumidor. “É uma forma das empresas respeitarem os consumidores, e principalmente, os Procons de todo o Brasil’, afirma a secretária.

Rosely Fernandes participa, até sexta-feira, dia 5, de reuniões com a Senacon/MJ e MPCon discutindo a problemática da situação dos bancos e financeiras. Os participantes das conversas estão de comum acordo de que devem enviar ao Banco Central, que regula as normativas do setor, as informações referentes às reclamações e a negativa de resoluções dos problemas.

Os órgãos, também, já devem começar a colocar nas audiências que irão informar o Banco Central sobre as situações que envolvem as empresas Crefisa, BMG, Agiplan, BMG Consignado e Bancos que geram o superendividamento do consumidor.

Artigo anteriorBrasil testa novo momento contra África do Sul, em estreia olímpica
Próximo artigoComitê Olímpico divulga lista de objetos proibidos em locais de competições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui