Procon Manaus atendeu mais de 3 mil pessoas no Mutirão Renegociação

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

Nos dois dias de atendimento da 2ª edição do Mutirão de Conciliação e Renegociação de Dívidas de 2019, na sede do Procon Manaus, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, mais de 3 mil consumidores foram atendidos, conforme informações da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), organizadora do mutirão, que encerrou ontem quinta-feira, 12/9.

Foram dois dias de conciliações e renegociações de dívidas com as empresas Águas de Manaus, Amazonas Energia e Claro/Net. “Em média, a cada dez pessoas, oito conseguiram fazer um acordo com as concessionárias. Isso é uma oportunidade quase única para a população sair do endividamento com condições especiais de negociação”, informou o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes.

O mutirão fez parte de uma série de ações do Procon Manaus, em alusão ao 29º aniversário do Código de Defesa do Consumidor e a campanha para combater o superendividamento do consumidor. Segundo dados do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), 15% da população brasileira não consegue pagar suas dívidas, cerca de 30 milhões de pessoas. Conforme o SPC Brasil, em 2018, 62,6 milhões de CPFs foram negativados.

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

“Foi uma enorme satisfação ver pessoas que tinham débitos de até 20 anos fazendo acordos com as concessionárias. Dívidas que chegavam perto de R$ 70 mil, e que finalmente serão pagas pelos consumidores. É uma satisfação pessoal para eles e também para nós da secretaria”, avaliou Guedes.

O aposentado Fábio Silva, 65, foi ao mutirão para renegociar uma dívida com a Águas de Manaus e saiu satisfeito. “Eu tinha um valor alto e consegui um bom abatimento na minha dívida. Ainda bem que resolvi essa situação, que estava me deixando sem dormir”, disse.

“Nossos colaboradores deram o máximo para atender a população. Disponibilizamos uma estrutura extra com água, café, Wi-Fi e climatização. Temos certeza que cumprimos a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, de atender com carinho e respeito toda a população durante o mutirão”, enfatizou o secretário.

Após o mutirão, o Procon Manaus vai continuar recebendo as reclamações e denúncias dos consumidores referentes a qualquer empresa que desrespeite o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A sede do Procon Manaus fica localizada na rua Afonso Pena, 38, bairro Praça 14 de Janeiro. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. O mesmo horário do atendimento pelo telefone 0800-092-0111 e pelo WhatsApp (92) 98842-3030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui