Procon Manaus autua lojas que vendem brinquedos em forma de arma

Com a proximidade do Dia das Crianças, a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus, intensificou, nesta quarta-feira, 07, a fiscalização com a operação “Brinquedo é Brinquedo” para inibir a venda de brinquedos em forma de arma, com base na Lei Municipal 180/2007, que proíbe a comercialização dos mesmos.Fiscais do Procon Manaus estão atuando em duas frentes, durante todo o dia de hoje. Uma delas no centro da cidade e outra no Vieiralves, zona Centro-Sul. Pela manhã, 10 lojas foram visitadas e todas foram autuadas, sendo 07 pela venda irregular de brinquedos e todas por não possuírem a placa de advertência, conforme o previsto no artigo 2º da Lei 180. No total mais de 300 brinquedos foram encontrados, dentre eles, pistolas de lançar dados, espadas, entre outros.


 
A equipe de fiscalização solicitou a retirada imediata dos produtos das gôndolas e vitrines, orientando os comerciantes para a devolução dessa mercadoria ao fabricante. A multa aplicada para cada loja que descumprir a lei é de 100 Unidades Fiscais do Município (UFM’s), o equivalente hoje a R$ 8.378,00.

“Nosso trabalho, além de fiscalizar, é conscientizar os pais e responsáveis para que não comprem esse tipo de brinquedo para seus filhos, pois é uma forma de incentivar a violência”, explica Alessandro Cohen, coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor.

O Procon Manaus orienta sobre a importância de escolher brinquedos compatíveis com a faixa etária da criança e com selo de segurança do Inmetro e evitar embalagens que contenham grampos, parafusos ou que, de alguma forma, ofereça risco à criança

 

Artigo anteriorTCU recomenda reprovação das contas de Dilma, em decisão unânime
Próximo artigoExtintor de incêndio aparece em cena de “Os Dez Mandamentos”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui