Professor do IFAM CMZL garante pódio no Campeonato Brasileiro de Orientação

Professor Wietse Marco garantiu medalha de prata/Foto: Divulgação

Representando o Amazonas na última etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBor) 2017, o professor Wietse Marco Jurgen Hoornweg Van Rij, do IFAM Campus Manaus Zona Leste (CMZL) garantiu medalha de prata na competição mais importante do país em Orientação. A terceira etapa foi sediada em Timbau do Sul, no Rio Grande do Norte, no período de 13 a 15 de outubro, com mais de 500 participantes.


O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), a Federação de Orientação do RN (FORN) e o Clube de Orientação Potiguar (COP) e é constituído pelas provas: percurso Sprint, percurso longo e percurso médio.

A corrida de Orientação chegou ao Brasil na década de 70 e utiliza ambientes ao ar livre como campo de jogo. O objetivo do participante é cruzar os pontos de controle, utilizando apenas um mapa e uma bússola como instrumentos, em um menor tempo possível. Os percursos possuem características variadas e o grau de dificuldade é definido de acordo com a categoria dos atletas.

Professor Wietse Marco garantiu medalha de prata/Foto: Divulgação

Competindo na categoria H55A, homens acima de 55 anos, o professor Wietse Van Rij, utiliza a área verde do IFAM Campus Manaus Zona Leste como espaço de treino, já que o campus dispõe de pista de atletismo, gramado e percurso de cross. “Treino o ano todo com uma carga diária de até duas horas. Para mim foi uma honra competir de igual para igual com atletas que ministram curso no Brasil sobre confecção de mapas e traço de rotas e que são especialistas nos “atalhos” que chegam até os pontos de controle”, disse ele que não é mapeador e nem instrutor da modalidade.

O grande campeão da prova foi Erlei Antônio Zôrzo, seguido por Wietse Van Rij e Antonio Dmeterko.
Ainda em 2017 acontecerá o Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint disputado no período de 24 a 26 de novembro, em Curitiba. A competição terá duração de 3 dias com a realização de quatro provas. Em 2018, o Campeonato Sul-Americano será sediado em Montevidéu, no Uruguai.

 

Artigo anteriorSepror realiza visitas técnicas para ampliar a produção rural
Próximo artigoLinhas da zona Norte terão itinerários alterados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui