Professores avançam para a fase regional do 10º Prêmio Professores do Brasil

Foto: Divulgação/SEC

Três professores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) – Erika Silva do Carmo, Jairo Silva de Araújo e Wadson Benfica de Nazaré – foram os vencedores da etapa estadual e avançam para a fase regional do 10° Prêmio Professores do Brasil (PPB). O Ministério da Educação divulgou o resultado na última terça-feira, 17 de outubro, e o PPB tem por objetivo valorizar os professores da educação básica da rede pública de todo o País.

Os professores inscritos tiveram que enviar um relado de práticas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos e os trabalhos puderam ser submetidos, conforme o nível de ensino, em uma das seis categorias do Prêmio: Creche (Educação Infantil); Pré-Escola (Educação Infantil); Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º, e 3º Anos (Anos Iniciais do Ensino Fundamental); 4º e 5º Anos (Anos Iniciais do Ensino Fundamental); 6º ao 9º Ano (Anos Finais do Ensino Fundamental) e Ensino Médio.

A próxima etapa, reunindo as cinco regiões geográficas do Brasil, selecionará os 30 relatos, um por categoria de cada região, e também os vencedores da premiação especial. Os trabalhos passarão por um comitê regional, que será responsável pelos relatos, sendo seis de cada região. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 31 de outubro. Os selecionados avançam para a fase nacional, e o campeão será conhecido no dia 6 de dezembro, com cerimônia de premiação do 10º PPB, na Praça das Artes, em São Paulo.

Foto: Divulgação/SEC

Selecionados do Amazonas – Erika Silva do Carmo, foi selecionada com o relato “Minha Escola Lê e Multiplica Saberes: Viajando no Mundo das Fábulas”. Ela é professora da Escola Estadual Coronel Cruz (Itacoatiara) e concorreu na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1°, 2° e 3° Anos. Ao saber do resultado, a professora comentou que ficou surpresa com o resultado e com a sua classificação para a fase regional. “Nunca imaginei chegar tão longe. Esse projeto é bicampeão da feira interdisciplinar das escolas estaduais aqui em Itacoatiara. Estou muito feliz, pois é um projeto vitorioso”.

O professor da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Almirante Barroso (CDE3), Jairo Silva de Araújo, foi selecionado com o trabalho “Step: Um Passo contra a Obesidade Infantil e o Sedentarismo”. Ele concorreu na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais 4° e 5° Anos. Jairo iniciou em 2016 o trabalho de coordenação motora com as crianças da EETI Almirante Barroso. Ele conta que elas estavam sedentárias e até com baixa autoestima. Neste ano, ele colocou as crianças para se exercitarem, preparando o material do “Step” com livros que seriam descartados. O professor explica que pesou as crianças no início e durante o projeto viu que elas estavam obtendo ótimos desempenhos.

“Eu fico muito feliz, pois foi um esforço muito bem recompensado, até porque foi um concurso vindo do Ministério da Educação, então isso mostra que o projeto está indo pelo caminho certo e com certeza a minha intenção é de ir para regional tentando prospectar ainda mais a ideia, na qual o projeto provou que a obesidade tem cura, a depressão tem cura”.

Representando a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella (CDE3), o professor Wadson Benfica de Nazaré concorreu na categoria Ensino Médio e levou a melhor com o relato “(Re) Discutindo o Papel da Informática na Educação: Metodologia Interdisciplinar com Ênfase em Programação e Automação de Sistemas para o Ensino Médio”. Wadson desenvolveu o trabalho no ano passado na EETI Senador Petrônio Portella, a partir das suas aulas de Informática Aplicada, dentro do Programa Pró-Engenharias. O projeto interdisciplinar (Física, Matemática, Química, Língua Portuguesa) desenvolve sistemas de automação, softwares, robôs, entre outros.

Ele conta que a metodologia possibilitou o desenvolvimento de inúmeros projetos que tiveram destaques na Feira Brasileira de Ciência e Engenharias (Febrace) em São Paulo e na Mostra Brasileira de Tecnologia (Mostratec) no Rio Grande do Sul. Sobre o Prêmio Professores do Brasil, o educador fala que foi uma conquista. “Todo o trabalho que busquei sempre desenvolver na educação, sempre busquei para tenha sentido na vida de nossos jovens estudantes”.

Premiação da 2ª etapa – Os 30 vencedores do Regional, além de seguirem para a próxima etapa, receberão R$ 7mil cada, além de troféus. As respectivas escolas serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática e softwares com conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.

Homenageados – Três professores da Seduc também tiveram destaque, ao ficarem com a 2ª e 3ª colocação. Eles receberão certificados, em homenagem ao seu desempenho.

A professora e pedagoga da EETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, Jessica Natasha Jacquiminout Aires, foi destaque na categoria Ensino Fundamental: 6° ao 9° ano. Ela é a coordenadora do projeto e afirma que o mérito é todo da equipe. “Quando cheguei na escola, percebi que tinha muito trabalho a fazer, e como teve a questão do projeto do abandono escolar, nós tivemos essa ideia. Verifiquei a situação da escola em relação aos outros anos. Conversei com a professora do apoio pedagógico, a professora Terezinha Paula, que fazia todo ano um campeonato e também a contagem dos alunos presentes”.

Foto: Divulgação/SEC

Após a pesquisa, a professora conta que a Seduc promoveu uma formação para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ela esteve presente com outros professores da escola. Durante a formação, foi solicitado que os participantes passassem o projeto de intervenção para escola na qual atuassem, e, assim, Jessica pensou na possibilidade de pegar algumas ações para combater o abandono escolar.

Professores de destaque

Categoria: Ensino Fundamental: 6° ao 9°
Professora: Jessica Natasha Jacquiminout Aires
Relato: Todos contra o abandono escolar na EJA
Escola: EETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo – Manaus

Categoria: Ensino Médio
Professora: Lucelle Dantas de Araújo
Relato: Sensibilizar para Salvar: Trabalhando a Educação Ambiental na Cidade de Autazes-AM
Escola: Escola Estadual Raimundo As – Autazes

Categoria: Ensino Médio
Professor: Rodrigo Bonifácio de Souza Pavani
Relato: Estado e participação social: ‘Para Não Dizer que não Falei das Flores”
Escola: Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui