Professores dão dicas para os estudantes que vão se submeter ao Enem

Os estudantes correm contra o tempo para ter um bom desempenho/Foto: Divulgação

Em contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem neste sábado (05) e domingo (06), os estudantes correm contra o tempo para ter um bom desempenho. As dicas dos professores da Faculdade Estácio, nesta reta final, são para priorizarem a revisão dos conteúdos e exercitarem a resolução de questões dos anos anteriores, para habituarem-se à linguagem das provas.
A professora de Administração da Estácio, Veranice Frota, que vem realizando junto com outros docentes da faculdade uma série de palestras nas escolas sobre o assunto, aconselha que a revisão de conteúdo seja feita até três dias antes das provas. “Depois disso, o ideal é relaxar. Nada de fazer ‘viradão’ de estudo na véspera do exame”, ressaltou.


Ela também orienta que os estudantes aproveitem esses últimos dias antes das provas para ler bastante sobre os temas da atualidade e os assuntos que foram destaque no ano passado. Com isso, estarão também preparados para a prova de redação, que acontece no domingo.

Os estudantes correm contra o tempo para ter um bom desempenho/Foto: Divulgação
Os estudantes correm contra o tempo para ter um bom desempenho/Foto: Divulgação

É importante, segundo ela, ter uma boa noite de sono antes da prova, alimentar-se e hidratar-se bem antes e durante o exame. Além disso, não esquecer do documento de identificação (RG, CNH ou carteira de trabalho) e de levar caneta preta transparente. A professora também destaca que é bom o estudante procurar conhecer o local de prova, antes do dia do exame, e, na data da prova, sair de casa com antecedência, para não se atrasar se houver imprevistos.

Veranice Frota recomenda tranquilidade, para não deixar o desespero atrapalhar o raciocínio. “É preciso ter em mente que toda a preparação foi feita e a prova é o momento de colocar em prática os assuntos aprendidos”, salienta.

Outra dica importante da professora é o aluno começar a responder a prova pelas questões que mais domina e, também, ler com calma o enunciado. “A leitura e interpretação corretas da pergunta são essenciais”, frisou.

No segundo dia do exame, ela sugere que o estudante comece pela redação. E reforça que é primordial que leia atentamente o texto de apoio que consta na prova. “Esse texto ajuda bastante na hora de elaborar uma boa redação”, explica. Após uma leitura detalhada, a professora recomenda que o candidato faça um rascunho do texto, contendo: a tese defendida na redação, os argumentos que serão usados para sustentá-la e a proposta de intervenção ou solução que dará para o problema apresentado.

Os professores da Estácio estão visitando escolas de Manaus, para conversar e dar dicas aos estudantes com relação às provas do Enem. A programação encerra nesta sexta-feira (04), no Colégio Palas Atenas. Conforme a gerente comercial da Estácio, Fabiana Escobar, o objetivo é tranqüilizar os alunos e tirar as principais dúvidas que ainda tenham sobre o exame.

A preparação para o Enem tem ganhado destaque na programação das escolas públicas e particulares. De acordo com a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/Am), Elaine Saldanha, as escolas têm investido fortemente na preparação dos estudantes para o exame. Ela diz que o exame vem sendo usado como uma das principais formas de ingresso na universidade. “Essa preocupação com a preparação para o Enem inicia antes mesmo de o aluno alcançar o Ensino Médio”, destacou.

Elaine Saldanha explica que a prova do Enem é construída de uma forma que a leitura, interpretação e raciocínio são primordiais. Por isso, a necessidade de trabalhar essas habilidades nos estudantes, desde muito cedo. “O formato antigo de prova que priorizava o ‘decoreba’ de fórmulas já não funciona mais. O aluno precisa compreender a questão, para então resolvê-la. Dessa forma, são maiores as chances de alcançar bons resultados, tanto no Enem quanto em outras provas.

Artigo anteriorSinepe orienta os pais sobre reajuste nas matrículas
Próximo artigoThe Walking Dead na Fox terá novo horário exibição a partir do Episódio 3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui