Professores discutem mudanças na Base Nacional Comum Curricular

Foto: Divulgação

Desde o anúncio das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os itinerários formativos têm sido o despertar de muitas dúvidas e diálogos entre profissionais da Educação. Eles, que permitem aos estudantes aprofundarem suas noções em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou formação técnica e profissional, foram o foco de uma visita técnica ao Instituto Benjamin Constant e à Escola de Educação Profissional Enfª Francisca Saavedra, promovida pelo Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na quinta-feira (13/02).

Os institutos, conhecidos por desenvolver cursos nas áreas de tecnologia e comunicação e oferecer formação técnica no campo da Saúde, respectivamente, receberam professores da rede estadual como parte das atividades da ‘Jornada Pedagógica do Formador’.

Professora de Língua Portuguesa do ensino médio, Francisca Alves conta que as visitas são de extrema relevância para compreender melhor esta nova fase da Educação. “Estas visitas estão sendo muito proveitosas para que a gente possa entender o Novo Ensino Médio na questão dos itinerários, visto que eles carregam, ainda, alguns questionamentos”, disse a educadora.

Conforme a BNCC, os itinerários formativos trazem a proposta de tornar o estudante protagonista, desenvolvendo a autonomia necessária para que o jovem possa realizar seus projetos.

Para a formadora do Cepan, Brígida Menezes, o maior desafio é, ainda, deixar a escola tradicional de lado e se voltar para uma nova perspectiva. “Eu vejo que existe um processo de adequação por parte dos professores, visto que fomos ensinados a ser os protagonistas. Na formação atual, a educação integral aponta o horizonte ao estudante e permite que ele faça suas próprias escolhas”, reforça.

A ‘Jornada Pedagógica do Formador’ segue até o fim desta sexta-feira (14/02) e vai debater, também, a implementação do Referencial Curricular Amazonense (RCA).

Com informações Seduc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui