Professores do interior se mobilizam pelo projeto ‘Aula em Casa’

Foto: Divulgação

Além de Manaus que consiste na transmissão de aulas por quatro canais da TV Encontro das Águas e pela Internet, alguns municípios também participam do projeto como Careiro da Várzea e Manaquiri. Lá, a quilômetros de distância, estudantes, pais e equipe escolar se mobilizam para superar as adversidades e acompanhar o projeto.

Professora de Física da Escola Estadual Anselmo Jacob, em Manaquiri, Milane Lima da Silva afirmou ter sido pega de surpresa com o “Aula em Casa”, mas que isso não a impediu de buscar novas ferramentas para acompanhar e auxiliar seus alunos durante as aulas.

Ela conta que, dentre as maiores dificuldades enfrentadas no município, está o acesso à Internet, pois muitos residem em áreas rurais. Para driblar essa barreira, Milane tem criado, imprimido e disponibilizado planos de estudos aos alunos que não conseguem reforçar o conteúdo por meio do Youtube, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aplicativo “Mano”.

Também da Escola Estadual Anselmo Jacob, Richardson Silva da Silva, do 8º ano, é um dos alunos que moram na zona rural. Ele, que assiste às transmissões no celular da mãe, pelo Youtube, diz que costuma fazer anotações e busca sempre aprimorar e adquirir novos conhecimentos.

Richardson revela, ainda, que tem buscado formas de incentivar os colegas a acompanharem as aulas, enviando cartelas de informações via Whatsapp.

Em Careiro da Várzea, a palavra de ordem do projeto “Aula em Casa” tem sido “inovação”. Professor dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Daniel Arais vem mobilizando seus alunos por meio de ferramentas e plataformas digitais, como o AVA, Google Classroom e Google Forms.

O professor afirma, ainda, que a equipe escolar do município está montando estratégias para chegar às comunidades mais isoladas e levar orientações e materiais didáticos aos estudantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui