Profissionais da saúde irão aprender a operar o SargSUS

Foto: Valdo Leão/Secom (Arquivo)

Profissionais da área de saúde dos municípios do Estado irão aprender a operar o SargSUS, ferramenta eletrônica por meio da qual os gestores municipais elaboram e enviam ao Conselho de Saúde o Relatório Anual de Gestão (RAG) do setor de saúde de suas cidades.
O Relatório de Gestão é o instrumento da gestão do SUS, do âmbito do planejamento. Por isso, o treinamento dos profissionais no Estado será realizado pelo Departamento de Planejamento e Gestão da Susam (Deplan). O curso será realizado entre 14 e 16 desse mês, no Instituto Benjamin Constant, na rua Ramos Ferreira, Centro de Manaus.


É por meio do Relatório de Gestão, por exemplo, que os gestores comprovam a aplicação de recursos no setor. Também serve para apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, orientar a elaboração da nova programação anual, bem como eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde.

Foto: Valdo Leão/Secom (Arquivo)

Controle social
Além de ajudar no planejamento das ações de saúde, o SargSUS é a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município, estado, Distrito Federal e União. Qualquer cidadão pode ter acesso às informações que são alimentadas na ferramenta por meio do site www.saude.gov.br/sargsus.

“Resolvemos apoiar os municípios nesse sentido porque percebemos que, com a troca de gestores que houve na maioria dos municípios, muitos ainda não têm equipes técnicas que dominem o SargSUS. Esperamos com isso ajudar os municípios a formar suas equipes e qualificar melhor a gestão do SUS”, comentou a chefe do Deplan, Radija Lopes.

Radija ressalta que foram oferecidas vagas para os 62 municípios do Estado. O treinamento será realizado em laboratório de informática com conteúdo teórico, prático e acesso ao sistema SargSUS, de forma online.

No dia 14, será capacitado o grupo formado por profissionais das regionais Manaus/Entorno e Alto Rio Negro, Rio Negro e Solimões. Dia 15 será a vez dos profissionais das regionais Alto Solimões, Médio Amazonas e Baixo Amazonas. Nó último dia será a vez dos profissionais do Purus, Juruá, Rio Madeira e Triângulo.

O treinamento será realizado das 8h às 17h, com uma hora de intervalo. No total, foram oferecidas 62 vagas.

 

Artigo anterior‘Amazonas em Cena’ une Orquestra de Violões e Balé Folclórico
Próximo artigoPoliciais da SSP-AM recapturam foragido do Compaj, no bairro Nova Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui