Profissionais de Saúde de São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros de Manaus) estariam descumprindo a carga horária. Os trabalhadores são do hospital Roberto Paul Backsmann e de Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um Inquérito Civil (IC) para investigar o caso. O procedimento foi instaurado no último dia 23, em resposta a inúmeras denúncias realizadas pelos pacientes que dependem do serviço de saúde daquele município.
A denúncia, recebida na 1ª Promotoria de Justiça de São Paulo de Olivença, relatou que profissionais de saúde, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, não cumprem a carga horária e, durante o horário de expediente, trabalham em clínicas e em afazeres particulares, ausentando-se dos locais de trabalho.
O MPAM requisitou que, no prazo de 45 dias, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam) e o Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amazonas (Coren-AM) realizem inspeção técnica no Hospital Roberto Paul Backsmann e nas UBSs da cidade, a fim de apurar as denúncias sobre o descumprimento de cargas horárias e encaminhe o relatório posteriormente.