Profissionais do Programa Mais Médicos participam de curso em Manaus

Secretário Wilson Alecrim, abre o curso/Foto: Divulgação
Secretário Wilson Alecrim, abre o curso/Foto: Divulgação
Secretário Wilson Alecrim, abre o curso/Foto: Divulgação

Os profissionais do quarto ciclo do Programa Mais Médicos, que chegaram ao Amazonas, para reforçar o atendimento na Atenção Básica, iniciaram na segunda-feira (14), o curso promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com ênfase nas doenças tropicais e infectoparasitárias de maior importância no Estado, com a abertura realizada no Taj Mahal Continental Hotel, com a presença do secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, e do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Manaus, Novo Airão, Maués, São Paulo de Olivença, Borba, Canutama, Eirunepé e Iranduba são as cidades amazonenses beneficiadas com a chegada desse novo grupo de médicos do programa do governo federal. Os Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) de Manaus, Alto e Médio Solimões e Médio Purus também foram contemplados.


“Neste mês estamos alcançando o número de 451 médicos do programa em atuação no Amazonas. Antes deste reforço, havia 359 médicos atuando na Atenção Básica, nos municípios do interior do Estado. Hoje, temos mais do que o dobro e quem ganha com isso é a população”, afirmou Wilson Alecrim.

Secretário de Políticas Indígenas do MS, Antonio Alves/Foto: Divulgação
Secretário de Políticas Indígenas do MS, Antonio Alves/Foto: Divulgação

O secretário especial de Saúde Indígena do Ministério destacou que o quinto ciclo do Programa Mais Médicos já está em andamento e que novos profissionais devem ser enviados aos estados até o mês de junho.

 Conteúdo – O curso de nivelamento organizado e ministrado por meio de parceria entre a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) – ambas instituições do Governo do Estado – e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) terá duração de três dias (14, 15 e 16). Após essa fase, os médicos seguem para suas localidades de atuação.

Além de temas como “O processo de Implantação das Redes de Atenção em Saúde”, “Saúde Indígena no Amazonas”, “O papel da Atenção Básica”, “Programa de Telessaúde” e “Programa de Imunizações”, o conteúdo do curso aborda, ainda, os programas de controle da Malária, da Dengue, da Tuberculose e da Hanseníase. “O objetivo é que os novos médicos, antes de seguirem para suas áreas de atuação, tenham informações abrangentes sobre as especificidades do funcionamento do SUS no Amazonas e possam dispor de dados atualizados sobre o perfil epidemiológico do Estado”, frisou o secretário Wilson Alecrim.

Artigo anteriorCorpo de Bombeiros do Amazonas terá base em Rio Preto da Eva
Próximo artigoRafael Dias vai em busca do cinturão dos moscas no Nitrix Champion Fight

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui