Programa “Escola Ativa” vai capacitar mais de mil professores no Amazonas

Iniciativa inédita no Estado propõe inovações em conteúdo, método e gestão, multiplicadas por meio da formação de professores e gestores - Foto: Bruno Zanardo / Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou, nesta segunda-feira (09/03), o programa “Escola Ativa”, que será aplicado em 27 escolas de tempo integral, sendo dez em Manaus e 17 no interior, atendendo 950 professores da rede estadual e mais de 11,3 mil alunos do ensino médio. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções Canaã, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.


O programa propõe inovações em conteúdo, método e gestão para estimular o desenvolvimento de estudantes de escolas de tempo integral da rede estadual de educação. O “Escola Ativa” faz parte do projeto Escola da Escolha e é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e o Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE), com apoio dos institutos Natura e Sonho Grande.

Escolas contempladas – Em Manaus, as unidades da rede estadual de ensino contempladas são: Escola Estadual (EE) Professora Jacimar da Silva Gama; EE Senador Petrônio Portella; EE Maria Rodrigues Tapajós; EE Governador Melo Póvoas; EE Maria Madalena Santana de Lima; EE Maria do Céu Vaz D’Oliveira; EE Cid Cabral da Silva; EETI Professora Lecita Fonseca Ramos; Centro Educacional Arthur Virgílio Filho e EE Marcantônio Vilaça.

No interior do Amazonas, o programa Escola Ativa alcançará unidades de ensino dos municípios de Anori, Barreirinha, Beruri, Borba, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manicoré, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Nova Olinda do Norte, Urucará, Benjamin Constant e Lábrea.

Iniciativa inédita no Estado propõe inovações em conteúdo, método e gestão, multiplicadas por meio da formação de professores e gestores – Foto: Bruno Zanardo / Secom

Desenvolvimento do programa – Até 2021, o ICE realizará formações presenciais junto às equipes escolares das unidades de ensino de tempo integral selecionadas. Serão, ao todo, cerca de 300 horas de formação. Entre os principais temas estão: Formação para Equipe de Implantação, Formação Inicial para Equipes Escolares, Aprofundamento em Projeto de Vida, Rotinas do Diretor e do Coordenador Pedagógico, Medição da Maturidade dos Procedimentos, Aprofundamento em Indicadores, Workshops de Estudos para as Regionais, Acolhimento e Semana de Protagonismo.

O secretário da Seduc, Luís Fabian, ressalta que uma das metas do programa é aprimorar e dinamizar a metodologia aplicada nas unidades de ensino de tempo integral.

*Com informações assessoria

Artigo anteriorQuestões emergentes de nossa Democracia – por Gaudêncio Torquato
Próximo artigo‘PAC em Movimento’ leva emissão de documentação básica a Barcelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui