Lançado há pouco mais de duas semanas, o Programa Fila Zero já retirou 23 mil pessoas das filas de espera para a realização de cirurgias, exames e consultas na rede pública de saúde. Os resultados positivos atendem à finalidade do Plano Emergencial de Saúde, lançado pelo governador David Almeida, logo nos primeiros dias à frente do Executivo Estadual.
Nos próximos dias, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) anunciou que vai iniciar uma agenda de 300 cirurgias cardíacas no Hospital Francisca Mendes e na próxima terça-feira, 6 de junho, reativará o centro cirúrgico do Hospital Hilda Freire, no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), onde a previsão é realizar cerca de 45 procedimentos por semana.
“Nossa meta é zerar as filas e otimizar os resultados de todas as unidades. Saúde é a nossa prioridade e não vamos medir esforços para continuar oferecendo para as pessoas dignidade no atendimento. O Hospital Delphina Aziz é uma joia e faremos de tudo para ele funcionar com 100% da sua capacidade”, salientou o governador.
O Complexo Regulador do Amazonas, responsável pela marcação de consultas, exames e demais procedimentos médicos na rede pública, registrou queda de 137 mil para 114.203 mil pessoas na fila de espera.
Cerca de 76 procedimentos foram zerados e 13 outros apresentaram redução em mais de 50%. Entre os procedimentos que tiveram a fila zerada estão as consultas para ortopedia de joelho, pediátrica e de adulto e exames de eletrocardiograma, tomografia computadorizada, oftalmologia, fisioterapia (por sessão), pneumologia e proctologia cirúrgica.