Programa ‘Ronda Maria da Penha’ passa atuar em mais quatros bairros de Manaus

Destacamento do Ronda Maria da Penha, em Manaus/Foto: PMAm

O Ronda Maria da Penha passou a abranger, desde ontem, quinta-feira (23), os bairros Colônia Oliveira Machado, Educandos, Morro da Liberdade e Santa Luzia, na zona sul de Manaus, por intermédio da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O projeto, criado em setembro de 2014, visa descentralizar as atividades da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), e ampliar os atendimentos a vítimas de violência doméstica na capital.
Ao lançamento do programa de ampliação, na manhã de ontem (23), que aconteceu no auditório do CREAM/NAEM – Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher – Núcleo de Apoio Especializado à Mulher estiveram presentes autoridades e profissionais que contribuíram para a implementação do projeto na Cicom, como a juíza Luciana Nasser, do 2º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o promotor de justiça Evandro Rivoli, da 2ª Vara Especializada de Crimes contra a Mulher, e Nadyme Cavalcante, gerente do CREAM.


O comandante da 2ª Cicom, major PM Leandro Benevides, e a capitã PM Adriana Sales, comandante da 27ª Cicom, coordenaram o evento. Major Benevides em seu discurso destacou que o programa é mais um trabalho implementado pela Polícia Militar. “A Polícia Militar quer com isso valorizar cada vez mais o ser humano, mulher, mãe e esposa, preservando sua dignidade”, disse o major, ressaltando ainda a parceria com os demais órgãos como Tribunal de Justiça do Amazonas ( TJ-AM), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e Polícia Civil. “Isso tornará o Ronda Maria da Penha mais eficiente, eficaz e perene”, finalizou.

Toda a tropa da 2ª Cicom recebeu instruções pertinentes à Lei Maria da Penha, durante três dias do mês de julho, sendo ministradas disciplinas, matérias, vídeos e reportagens, com a finalidade de preparar e capacitar o policial militar no atendimento específico de ocorrência.

De acordo com o comandante da Cicom, o Ronda vai acompanhar casos já registrados na área – duas mulheres já estão com medidas protetivas e três já estão sendo acompanhadas para o andamento do processo junto à justiça e todas recebem a visita dos policiais. “Todos os policiais da Cicom receberam treinamento e capacitação para atuar no programa, mas, por enquanto, dois foram destacados para o trabalho”, informou o comandante.

Conforme o major, foram destacados para atuar no Ronda a sargento PM Tamborini e o soldado PM Couteiro. “Eles vão visitar as vítimas e verificar a situação, se a medida protetiva está sendo cumprida. Em muitos casos onde o agressor retorna à casa da vítima, ele se sente inibido com a presença policial e não volta a cometer o crime”, comentou. As vítimas de violência doméstica dos bairros Colônia Oliveira Machado, Educandos, Morro da Liberdade e Santa Luzia podem procurar o 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Artigo anteriorGari gata é convidada para desfilar em escola de samba do Rio
Próximo artigoSem desperdício: cortina expulsa pessoa após 4 minutos de banho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui