
O Programa Sefaz em Ação, promovido pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM), encerrou recentemente suas atividades no município de Maués, localizado a 276 quilômetros de Manaus. O evento atraiu mais de 300 participantes em um ciclo de palestras que abordaram temas como educação fiscal, cidadania e empreendedorismo.
As palestras, que fazem parte do Sefaz em Ação, visam proporcionar conhecimento e conscientização sobre a importância da regularização fiscal e do controle social, além de promover a qualidade dos serviços públicos. Júlio Magnani, chefe da agência da Sefaz de Maués, destacou a importância do programa para aproximar o estado dos contribuintes, produtores rurais, gestores públicos, universitários e cidadãos do município. “Cidadania é isso, o estado educando e informando os seus contribuintes e seus concidadãos sobre a importância de contribuir e do controle social”, afirmou.
Além do ciclo de palestras, o programa incluiu atividades direcionadas a empresários, produtores rurais e à população em geral. Os temas abordados incluíram a Campanha Nota Fiscal Amazonense, IPVA e os canais de atendimento da Ouvidoria Fazendária da Sefaz.
Neiraldo Dixo, controlador de arrecadação da receita estadual e um dos coordenadores da Campanha Nota Fiscal Amazonense, ressaltou a receptividade e o interesse da população como diferenciais da ação em Maués. “A Sefaz cumpre assim a sua missão de criar uma relação harmoniosa entre o estado e o cidadão, despertando a espontaneidade do cumprimento das obrigações fiscais dos comerciantes locais e, acima de tudo, o espírito cidadão dos munícipes em relação à exigência dos direitos e cumprimento dos deveres”, pontuou.
O Programa Sefaz em Ação, já reconhecido no Seminário Nacional de Ouvidoria promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), tem desempenhado um papel crucial em aproximar o fisco do poder público local nos municípios e da população do interior. O programa busca aumentar a consciência sobre a necessidade de regularização fiscal e combater a sonegação, com repercussões positivas para toda a sociedade.
Em Maués, o programa contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC/AM).
Opinião da Comunidade
Matheus Valente, representante do CRC em Maués, destacou a relevância do projeto para a sociedade. “Ter um dos órgãos mais importantes do Governo do Estado em nosso município, atento à realidade local e fomentando o acesso à educação, com palestras práticas, retira da Sefaz aquele senso comum de que o governo somente busca arrecadar por meio da cobrança de seus tributos, promovendo seu verdadeiro papel na sociedade de agente promotor de políticas públicas”, opinou.