Programação educativa para o público infantil na Usina Chaminé

As oficinas de reciclagem, acontecem nos dias 10 e 20 de dezembro.

Com o fim do ano chegando, a criançada entra de férias escolares. E aí, o que fazer? Para os pequenos, uma oportunidade de descansar e se divertir brincando, relaxar e ser feliz sendo criança, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma série de atividades educativas para o mês de Dezembro na Usina Chaminé (Av. Manaus Moderna s/n – Centro), onde serão realizadas atividades lúdicas, com intuito de despertar a criatividade e imaginação das crianças.
A programação gratuita, com horários que variam entre 10h e 13h45, tem atividades como montagem de ornamentação natalina, produzida com materiais recicláveis, além de muita pintura e leitura, cine animação, teatro de fantoche e o resgate das brincadeiras tradicionais infantis. Essa programação, além de divertir os pequenos, tem como objetivo fazer a interação entre pais e filhos, com atividades em conjunto, transformando pequenas brincadeiras em atividades de lazer em família.

Nas oficinas de reciclagem, que acontecem nos dias 10 e 20 de dezembro, às 10h, crianças a partir de 5 anos podem participar da produção de itens que marcam o período natalino, como a bota do Papai Noel e a Árvore de Natal. Serão utilizados materiais recicláveis como folhas de jornal e garrafas plásticas, além de materiais comuns como papéis variados e cola. A intenção da oficina, além de desenvolver a criatividade, é também conscientizar para os cuidados com o meio ambiente.

As oficinas de reciclagem, acontecem nos dias 10 e 20 de dezembro.

Os filmes exibidos no Cine Animação variam conforme faixa etária. Serão reproduzidos desde os mais antigos como o seriado ‘Chaves’, entre outros que despertam a alegria da criançada, como ‘Bob Esponja’ e a ‘Turma da Mônica’. As sessões acontecem no próximo sábado (10), às 12h, e nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de dezembro, sempre às 13h.

As crianças podem produzir seus próprios desenhos, despertando a imaginação e a criatividade, além de conhecer as Lendas Amazônicas e ouvir as histórias infantis dos contos de fada, entre outras, nas Rodas de Leitura, que acontecem nos dias 13 e 15, às 10h, e nos dias 16, 21, 28 e 30 de dezembro, às 13h.

No Teatro de Fantoches, temas sociais serão abordados, como o resgate do verdadeiro significado do Natal no dia 17 (sábado), que vai além da data comercial, e no dia 23 (sexta-feira), que atenta para o resgate das brincadeiras infantis, longe dos aparelhos tecnológicos. O Teatro de Fantoches acontece às 10h, nos dois dias.

Para a Administradora do Espaço Infantil, Edna Rezende (53), a iniciativa para essas práticas não é de apenas estimular o desempenho lúdico dessas crianças. “Nosso objetivo, além de proporcionar lazer para as crianças de diferentes classes sociais, é motivar a descontração em família. Por isso, pedimos para os pais quando estão aqui, que participem das brincadeiras com seus filhos. A infância de hoje não é como de antigamente, os valores mudaram, as crianças estão cada vez mais utilizando os aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets, consequentemente, perdendo a verdadeira essência da infância, que é brincar e ser criança”, declarou a administradora.

A extensa programação de brincadeiras tradicionais resgata parte da infância dos adultos de hoje, que podem ser praticadas em grupo, muitas delas desconhecidas pelas crianças como “pular corda”, “o mestre mandou”, “mímicas”, “dança das cadeiras”, entre outras. Essas brincadeiras acontecem nos dias 14, 16, 17 (especial de Natal), 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, a partir das 10h.

A elaboração dessas práticas lúdicas, segundo a pedagoga Salete Dutra (40), incentiva na memorização de uma infância desprendida, o que influencia na educação. “A mensagem que queremos repassar, por meio dessa programação, é um novo comportamento que valoriza a família. Essas crianças também serão pais um dia. Que elas saibam transferir os verdadeiros valores para seus filhos, não dando apenas o material, mas sabendo ser presentes, acompanhando-os em todas as etapas da vida”, explicou Salete.

As atividades acontecem no Espaço Criança, que possui equipamentos adaptados para o público infantil. Para quem desejar conhecer o espaço, a Usina Chaminé está aberta para visitação de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados das 9h às 13h. Além da programação infantil no mês de dezembro, está em exposição Infância Amazônica, do fotógrafo Daniere Ferreira e a exposição permanente Os Sentidos da Amazônia.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui