Projeção de inflação cai três pontos percentuais, segundo BC

Projeção cai de 4,15% para 4,12%, divulga o Focus/Foto: Arquivo

O mercado financeiro reduziu, pela terceira vez consecutiva, a projeção para a inflação este ano, com a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passando de 4,15% para 4,12%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central (BC), e divulgada às segundas-feiras.
A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a projeção segue em 4,5%.


A previsão de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB, soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano foi ajustada de 0,48% para 0,47%. Para o próximo ano, a estimativa foi mantida em 2,5%.

Projeção cai de 4,15% para 4,12%, divulga o Focus/Foto: Arquivo

Selic deve fechar ano em 9%

Para o mercado financeiro, a taxa Selic encerrará 2017 em 9% ao ano. Para o final de 2018, a expectativa permanece em 8,50% ao ano. Atualmente, a Selic está em 12,25% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação.

Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.(Terra/AgBr)

Artigo anteriorBlitz flagra esmaltes e xampus vencidos em salões de beleza de luxo de SP
Próximo artigoUE exige libertação de manifestantes detidos em ato anticorrupção na Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui