Projeto Academia Stem, alcançou mais de 100 alunos da rede pública

Foto: Tácio Melo/Secom

Até abril deste ano, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do projeto Academia Stem (AcadStem), já alcançou mais de 100 alunos da rede pública, despertando o interesse de estudantes para as áreas de engenharias. Os cursos são ministrados nos laboratórios itinerantes do projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.


Compostos por carretas adaptáveis, o projeto conta com dois laboratórios de 90 metros quadrados, com capacidade total para 40 alunos. Os ambientes detêm tecnologias pensadas para a mobilidade do ensino como máquinas de corte a laser, impressora 3D e computadores, podendo ser transportadas para diferentes instituições.

Foto: Tácio Melo/Secom

De acordo com o professor da UEA e coordenador do pilar Tração da AcadStem, Adan Medeiros, a escolha das escolas e dos alunos participantes é realizada em parceria com a secretaria de Educação, levando em conta a viabilidade técnica para receber o laboratório e uma triagem para encontrar estudantes com aptidão para as áreas.

“Trabalhamos bastante os conceitos da Indústria 4.0 e, também, algo que a gente viu como anseio das empresas do PIM, que são os soft skills, que é a capacidade do aluno de trabalhar em equipe, de gerenciar, de ser líder”, destacou.

Foto: Tácio Melo/Secom

Adan Medeiros pontuou, ainda, que 134 alunos já foram capacitados nos cursos ministrados nos laboratórios. O objetivo da AcadStem é alcançar cerca de 8 mil alunos da rede pública em três anos, além de capacitações online executadas pelo projeto.

“É exatamente nossa ideia e o cerne do pilar Tração: fazer com que esses alunos se apaixonem por tecnologia e vejam, na UEA, um local onde eles podem desenvolver suas capacidades e aprender cada vez mais. Temos muita capacidade aqui e nós queremos os alunos, para isso nós estamos indo até o aluno, até à escola, e fazendo com que ele se apaixone por esse mundo da tecnologia”, enfatizou o professor.

Foto: Tácio Melo/Secom

Academia Stem – É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia, nos termos da Lei nº 8.837/1991.

O Pilar Atração é um dos eixos do projeto Academia Stem, voltado para o despertar do interesse dos estudantes a nível médio para as áreas Stem (ciência, tecnologia, engenharia, matemática) e desmistificando essas temáticas como de conhecimento inalcançáveis e, assim, atrair os estudantes para essa realidade, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de recursos humanos para a Amazônia.

Artigo anteriorCaminhonete pega fogo dentro de garagem no bairro Zumbi
Próximo artigoEclipse total com ‘Lua de sangue’ poderá ser visto no Brasil neste domingo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui