Projeto ´Alma de Poeta´ de volta ao Teatro Amazonas em nova temporada

´Balé Experimental faz seu ensaio pra o espetáculo/Foto: Divulgação

Os jovens artistas do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas traduzem a poesia de Anibal Beça em gestos, movimentos e lirismo no espetáculo “Por um momento…”, que estreia no Teatro Amazonas, amanhã, terça-feira (14), às 20h00, com entrada gratuita, abrindo a nova temporada do projeto “Alma de um Poeta”.
Com 13 integrantes do Balé Experimental no elenco, “Por um momento…” tem concepção coreográfica de Adriana Goes, do Corpo de Dança do Amazonas, inspirada em dois poemas de Anibal Beça (1946-2009) – “Motivos” e “Constatação” – e em conceitos desenvolvidos pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017).


“Fiz um trabalho que tem um pouco do discurso do Bauman sobre a ‘Modernidade líquida’ e sobre as relações rarefeitas entre as pessoas nos dias atuais, relações que não perduram, e traduzindo isso em movimentos”, conta Adriana, lembrando que os jovens bailarinos tiveram um papel protagonista no processo de elaboração da coreografia. “Eles contribuíram bastante com suas impressões sobre os relacionamentos no mundo de hoje. Além de interpretar, também se colocaram como coautores”.

O espetáculo explora a linguagem da Dança Contemporânea, com movimentos mais próximos do chão e influência das danças urbanas, e se desenrola ao som de trilha sonora de Marcos Tubarão, reunindo composições do cantor e compositor Erasmo Carlos, do movimento mineiro Clube da Esquina, e do músico e compositor argentino Gustavo Santaolalla, entre outras.

Após a estreia no Teatro Amazonas, “Por um momento…” terá diversas outras apresentações ao longo deste semestre. Ainda este mês, o espetáculo de dança será encenado no Teatro da Instalação, no Centro Histórico, nos dias 23 e 24 de março, quinta e sexta-feira, às 19h; e no Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova, no dia 31, sexta-feira.

´Balé Experimental faz seu ensaio pra o espetáculo/Foto: Divulgação

– O projeto “Alma de um Poeta” promove um tributo à literatura amazonense por meio de criações em Dança Contemporânea inspiradas na obra de autores de renome do Estado. A iniciativa começou em 2015 e deu origem a diversos trabalhos, desenvolvidos por jovens integrantes do Balé Experimental sob orientação de profissionais do Corpo de Dança do Amazonas, que foram encenados em Manaus na forma de processos coreográficos.

Monique Andrade, coordenadora e diretora artística do projeto, destaca o aperfeiçoamento tanto dos jovens integrantes do Balé Experimental quanto dos profissionais do Corpo de Dança do Amazonas promovido pela iniciativa. “O projeto proporciona não apenas uma pesquisa de movimentos e de técnicas artísticas para os alunos, como um crescimento para os coreógrafos, que tiveram de atuar num outro nível de trabalho e passar esse conhecimento aos jovens bailarinos”, avalia.

“Alma de um Poeta” tem patrocínio máster do programa O Boticário na Dança 2016, que contemplou nesta edição 21 companhias, festivais, mostras artísticas, workshops e eventos de dança de 14 Estados do País; e patrocínio do Sumaúma Park Shopping, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em seu terceiro ano, o projeto terá espetáculos, palestras e oficinas destinadas a estudantes acadêmicos, professores, coreógrafos, produtores de Dança e o público em geral, numa agenda que seguirá até fevereiro do ano que vem.

Em processo – Ainda este ano, o Balé Experimental estreia a segunda montagem da nova temporada do “Alma de um Poeta”. Inspirada num poema em estilo haicai de Anibal Beça, “Plutão (Já foi planeta)” terá como temática a luta por igualdade de grupos sociais como negros, mulheres e LGBTs. O amazonense Rodrigo Vieira, do Corpo de Dança do Amazonas, será o responsável pela concepção da coreografia, que tem estreia prevista para agosto, com uma encenação em versão work in progress agendada para junho.

Artigo anteriorEncontro de todas as belezas no concurso MUSA AMAZONAS 2017
Próximo artigoUnidades Prisionais registram alto número objetos proibidos com visitantes, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui