Projeto cria Programa de Atendimento Psicológico à Vítima de Estupro, no AM

Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação
Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação
Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação

Em votação no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, ontem (13), a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), teve seis projetos de Lei aprovados, dentre os quais, o Projeto de Lei nº 194/2013, de 19/06/2013, sobre a implantação do Programa de Atendimento Psicológico à Vítima de Estupro no Estado do Amazonas.


Pelo projeto, o Programa tem por finalidade estabelecer critérios para atender a vítima de estupro, oportunizando-lhe apoio psicológico após os trâmites usuais de registro de ocorrência policial e exame de corpo de delito, cabendo ao psicólogo responsável pelo atendimento, analisar o tempo necessário de tratamento. E aponta que o Estado poderá aproveitar os psicólogos de sua rede de saúde ou, se necessário, montar uma equipe exclusiva para atender a vítima, com a indicação, por bairros, dos locais onde se encontrem tais profissionais. Para a realização do Programa poderão ser realizados convênios com outras secretarias ou com iniciativa privada, conforme as necessidades apresentadas para sua implantação.

Depressão infantil e pós parto

Outro projeto aprovado foi o de nº 297/2013, de 19/09/2013, sobre a implantação de tratamento contra a depressão infantil e na adolescência nas Unidades de Saúde do Estado do Amazonas, para que crianças e adolescentes com sintomas de depressão possam ser acompanhadas por psicoterapeutas e psiquiatras de acordo com cada diagnóstico. O atendimento deverá observar analisar e entender os motivos das queixas relacionadas à depressão, com o objetivo de identificar as causas, a cura ou amenizar os sintomas.

O Projeto de Lei nº 183/2013, de 11/06/2013, também foi aprovado e estabelece a criação de uma política de Diagnóstico e Tratamento da Depressão Pós-Parto, nas redes públicas de saúde, que ocorre a partir das quatro primeiras semanas após o parto, com intensidade maior nos seis primeiros meses e caracteriza-se geralmente pelo estado de humor alterado, com predominância de tristeza e irritação. O serviço deverá acolher as gestantes atendidas em unidade pública de saúde. O objetivo é detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, para que se possa prevenir ou tratar seu aparecimento, além de realizar pesquisas para alcançar um diagnóstico precoce da depressão pós-parto.

Albinismo

O Projeto de Lei nº 380/2012, de 19/12/2012, também aprovado, assegura às pessoas com necessidades especiais em razão de hipopigmentação congênita (albinismo) o exercício de direitos básicos nas áreas de educação, saúde e trabalho, no Amazonas, com vistas ao seu bem estar pessoal e à sua integração social.

Maestro Malheiro

E pelo projeto de Lei nº 172/2014, de 22/05/2014, foi aprovada a homenagem com o título de Cidadão do Amazonas ao maestro Luiz Fernando Malheiro, responsável pela direção e regência da Orquestra Amazonas Filarmônica e direção do Festival Amazonas de Ópera (FAO), desde o ano de 2000.

Para Conceição Sampaio, o maestro Luiz Fernando Malheiro tem em sua história de vida uma carreira de muita dedicação e sucesso, e faz parte da história do Amazonas na direção e regência da Orquestra Filarmônica e do Festival de Ópera, especialmente despertando o interesse do grande público e valorizando talentos do Amazonas.

Amianto proibido

O sexto Projeto de Lei aprovado foi o de nº 78/2012, de 12/04/2012, proíbe o uso de produtos, materiais ou artefatos que tenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto no Estado do Amazonas, pelo qual fica vedado aos órgãos da administração direta e indireta do Estado, a partir da publicação desta lei, adquirir, utilizar, instalar em suas edificações e dependências, materiais que contenham amianto ou asbesto em sua composição.

Artigo anteriorZezé Di Camargo fica “orgulhoso” com arrependimento de Wanessa
Próximo artigoRússia intensifica voos militares em torno dos EUA por conta de conflito na Ucrânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui