
Um projeto apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) adequa a infraestrutura do porto de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para receber navios de grande porte, incluindo cruzeiros internacionais. A proposta foi apresentada a autoridades locais e nacionais, na última terça-feira (3).
O projeto apresentado prevê a instalação de um sistema de fundeio composto por cinco boias, distribuídas em 15 poitas fixadas no fundo do Rio Amazonas. Esse sistema permitirá que grandes navios ancorem na ilha de Parintins para o desembarque de passageiros, ampliando a movimentação de turistas durante a temporada de cruzeiros.
Além disso, será possível atender cruzeiros com até 300 metros e 80 mil toneladas. Conforme estudo técnico do DNIT, a expectativa é que a modernização traga um impacto significativo na economia da região, com um crescimento estimado em mais de 33% na economia. Com a nova infraestrutura, Parintins poderá receber até 16 mil turistas por temporada de cruzeiros, já a partir do próximo ano.
A ampliação do Porto de Parintins e adequação para a ancoragem de grandes cruzeiros permitirá uma ampliação no fluxo econômico local com maior número de turistas desembarcando na ilha. A projeção indica que, com a reforma, são aguardados, no mínimo, 80% dos turistas da temporada de cruzeiros no Amazonas passando por Parintins, o que seria capaz de proporcionar uma receita diária de R$ 808 mil à economia do município.