Projeto sobre exportação prevê treinamento à pequenas empresas, no Amazonas

Projeto exportações pequenas empresas/Foto: Reprodução
Projeto exportações pequenas empresas/Foto: Reprodução
Projeto exportações pequenas empresas/Foto: Reprodução

Com o objetivo de aumentar as exportações de empresas de menor porte, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do Centro Internacional de Negócios (CIN), e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentam o Projeto ‘INSERI PEQUENOS NEGÓCIOS’ (Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios).

O projeto prioriza os setores de máquinas e equipamentos, produtos químicos, petróleo, e gás, além dos setores de madeira, imóveis e produtos alimentícios e de metalurgia. No Amazonas, os empresários interessados em fazer parte do projeto devem contatar a equipe do CIN pelos telefones (92) 3186-6511, (92) 3631-0899, email  [email protected] ou direto na instituição, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, Centro da cidade.


A iniciativa visa capacitar e prestar consultoria para 1 mil pequenas indústrias no Brasil voltadas ao mercado internacional. Em outubro deste ano, foi assinado um convênio entre o Sebrae a CNI para que o projeto fosse implementado em oito estados, entre eles o Amazonas. Outra finalidade do projeto é buscar o potencial regional de cada empresa, tendo em vista melhorias na gestão das pequenas indústrias para aumentar a capacidade competitiva de cada uma.

O gerente executivo do Centro Internacional de Negócios do Amazonas, Marcelo Lima, disse que a proposta ajudará principalmente empresários do Estado que estão iniciando um negócio no ramo de exportação a saberem lidar com questões relacionadas ao fisco e à comercialização de produtos a países com legislações diferenciadas.

“Quem inicia um negócio no ramo de exportação tem um grande desafio pela frente e a proposta do projeto é explicar quais serão esses obstáculos e de que forma podem ser ultrapassados”, afirmou Lima.

Para ele, a meta de capacitação integral de 1 mil pequenas empresas em todo o Brasil é ambiciosa. “Essa meta não será fácil de ser alcançada, mas tenho certeza que, nós, do Amazonas,  faremos nossa parte. Será um esforço conjunto  entre duas importantes instituições”, disse, referindo-se ao Sebrae e à CNI

O diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, declarou  que o desafio é grande principalmente por conta da conjuntura atual do setor que está no centro de um processo de substituição de elos significativos da cadeia produtiva por itens importados.  “Com o esforço de cada Estado será possível vencer essas questões”, declarou.

Acordo

Gestores e dirigentes do Sebrae e das Federações das Indústrias dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram em workshop em outubro, onde assinaram um acordo para essa capacitação com o objetivo na internacionalização de empresas brasileiras. O workshop serviu para preparar as pequenas indústrias, facilitando o acesso dos empresários a serviços de suporte à sua inserção competitiva nacional do projeto INSERI.

Artigo anteriorNejmi destaca importância da campanha pelo fim da violência contra as mulheres
Próximo artigoEscolas da Zona Leste recebem torneio da Caravana da Cidadania, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui