

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD), reafirmou, durante a votação da ordem do dia de hoje (06), quando foi apreciada uma pauta de 29 projetos, a disposição de Mesa Diretora da Casa, de encerrar o ano legislativo no dia 18 de dezembro, com a pauta de votação em dia. “Faremos todos os esforços possíveis para zerar a pauta de 2014, mas é claro que alguns projetos não terão o tempo hábil para a tramitação”, esclareceu.
Dentro desse esforço, o deputado Josué Neto assegurou aos deputados que foram eleitos para outros cargos e para os que não se reelegeram que a votação de seus projetos terá prioridade nesse período, tanto por respeito ao trabalho parlamentar, quanto pelo que contribuíram nos anos de atividade no parlamento estadual.
Josué Neto lembrou que o Regimento Interno da Casa prevê que, caso o deputado não esteja exercendo o mandato na legislatura, o projeto deve ser arquivado, mas considerou que “seria uma insensibilidade não darmos prioridade aos projetos dos colegas que não estarão conosco no próximo ano”. O presidente destacou que a sua gestão tem sido voltada para o diálogo aberto e a condução democrática dos trabalhos, com tratamento igualitário e sem distinção partidária aos seus membros.
Na ordem do dia de hoje, tramitou uma proposta de emenda constitucional (PEC nº 05/2014)) do presidente Josué Neto que amplia a estrutura e as ações da Defesa Civil Estadual para todos os municípios do interior, a fim de garantir à população um atendimento mais especializado nos casos de calamidades provocadas principalmente pelas enchentes. “É uma forma de dar maior proteção e socorro à população, principalmente os ribeirinhos”, disse.