Protocolo pretende melhorar a qualidade ambiental urbana do Amazonas

Wilson e Salles assinam protocolo de intenções para qualidade ambiental urbana/Foto: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinaram, ontem sábado (1º), um protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações que promovam a melhoria da qualidade ambiental urbana. O compromisso é voltado, sobretudo, para a implementação do programa “Lixão Zero” e outras medidas direcionadas à gestão de resíduos sólidos.


O protocolo de intenções inclui diversas frentes de atuação. A primeira está voltada para ações de combate ao lixo nos rios e igarapés, por meio da recuperação ambiental das margens, instalação de dispositivos de retenção de resíduos e melhoria da gestão de resíduos, para evitar novos aportes de lixo nos ecossistemas fluviais. A vigência do documento é de três anos. Durante esse tempo, o Estado será responsável por planejar e coordenar os programas ou projetos de cooperação futura e avaliar atividades executadas.

“Nas áreas urbanas, estamos trabalhando para recuperar alguns sistemas de abastecimento de água. É o caso do município de Atalaia do Norte, que é terceiro pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país; hoje as pessoas de lá podem beber água de qualidade; é o caso de Apuí, onde nós estamos construindo um sistema de abastecimento de água; o caso de Maués, onde entregamos a maior obra de saneamento básico do Estado, onde temos 50% de tratamento de esgoto e uma cobertura de distribuição de água potável de 92%”, pontuou o governador.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ressaltou que as ações reforçam o que já vem sendo feito pelo Governo do Estado, além de impulsionar a geração de emprego e renda, por meio do crescimento de outros mercados, como a bioeconomia.

Artigo anteriorGuarda Municipal de Tabatinga recebe curso de capacitação do Proerd
Próximo artigoNeymar se revolta com arbitragem após levar cartão por drible

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui