Provas do ENEM estão sob a guarda do Exército, em Manaus

Exército mantém a guarda das provas do Enem/Foto: Divulgação
Exército mantém a guarda das provas do Enem/Foto: Divulgação
Exército mantém a guarda das provas do Enem/Foto: Divulgação

Exército é o responsável pelo armazenamento e guarda temporária do material de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), previsto para os dias 8 e 9 de novembro de 2014.

No Amazonas, as provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estão sendo guardadas por militares do 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup), organização militar subordinada ao Comando da 12ª Região Militar. O 12º B Sup é o responsável direto pelo armazenamento das provas impressas para os dias 8 e 9 de novembro de 2014.


A guarda das provas pelo batalhão deve-se a uma decisão do Ministro de Estado da Defesa – Diretriz Ministerial nº 15, de 1º julho de 2014, na qual consta a autorização para o emprego das Forças Armadas para a guarda temporária do material de aplicação do Enem/2014 nos municípios indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

O 12º B Sup utiliza suas instalações para o armazenamento do material sob sua guarda e toma todas as medidas de seguranças possíveis para manter a inviolabilidade deste material até a execução do Exame.
   
Medidas de segurança

O acesso ao local de armazenamento das provas é proibido aos militares, sendo restrito aos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) cadastrados. Além disso, o local de armazenamento das provas conta com um único ponto de acesso sendo vigiado por câmeras de segurança. O interior do recinto também possui diversas câmeras.

Outros mecanismos utilizados para garantir a segurança das provas são: sistema de alarmes e um serviço de guarda 24h no perímetro do local; controle de abertura e fechamento por lacres;  sistema de abertura e fechamento dual que, somente, permite o acesso ao local de armazenamento mediante a presença do militar responsável e o funcionário cadastrado.

Artigo anteriorSemef suspende atendimento na sexta-feira para atualizações técnicas
Próximo artigoDavid Almeida destaca, na Assembleia, ações do Prosamim com melhorias Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui