
Está consolidado o nome do ex-senador João Pedro (PT-AM), para uma eventual pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Amazonas, nas eleições deste ano.
A escolha feita em reunião, ocorrida neste sábado (29), teve consenso entre membros da executiva partidária e aval das duas principais tendências, Construindo um Novo Brasil (CNB) e Renovação Unidade na Luta (RUL).
As lideranças da RUL e da CNB, que reúnem a maioria da militância do Partido dos Trabalhadores no Amazonas, conversaram e chegaram à conclusão que o PT terá uma candidatura majoritária e uma ‘suplência de senador’ e, que o nome de consenso é o do ex-senador João Pedro.

Suplente Valdemir Santana
Ficou certo na reunião, que em uma eventual candidatura do senador Omar Aziz (PSD), à reeleição, o PT não só o apoia, como também deverá indicar o seu suplente. Neste caso, ficou confirmado que o sindicalista, presidente do PT Manaus, do Sindicato dos Metalúrgicos e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-AM), Valdemir Santana, será o indicado.
Valdemir é um dos nomes com maior densidade eleitoral dentro das fileiras do PT no Amazonas na atualidade, que tem seu campo de atuação fincado no maior polo trabalhista do Estado, o Polo Industrial de Manaus (PIM), e que hoje, segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), registra mais de 130 mil empregos diretos e indiretos.
Evidente que os nomes indicados terão que passar pela Convenção Partidária, ainda sem data confirmada. Mas, também é certo que os nomes serão homologados, inclusive, com a poio do grupo do deputado estadual Sinésio Campos, que até o momento não se manifestou.