

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), irá mapear a demanda de qualificação profissional no Amazonas, para atender as diretrizes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Plano Brasil Maior(Pronatec-PBM)de acordo com informação passada, durante uma palestra dos técnicos do ministério com representantes do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no auditório da autarquia.
As ações de mapeamento são realizadas pelo MDIC junto às empresas e associações representativas do setor produtivo. Tanto a requalificação de trabalhadores em atividade, quanto a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas são possíveis. Todos os cursos ofertados pelo Pronatec Brasil Maior são gratuitos.
O Programa faz uso da infraestrutura dos ofertantes de cursos do Sistema S, dos Institutos Federais e Estaduais de ensino. O único perfil exigido pelo Programa é que o aluno queira se qualificar nas áreas identificadas como de maior carência nos setores estratégicos do Plano Brasil Maior.
De acordo com o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, outra característica importante do programa é que não tem custos ao empresário, se tronando um benefício porque atende conforme as demandas específicas de cada setor. “Com toda certeza, o programa trará importantes benefícios aos empresários do Estado que, hoje, sofrem com ausência de mão de obra qualificada chegando até a ter perdas significativas no faturamento”, completou.
O evento contou com a presença de Luiz Roberto Nejm, coordenador técnico de área da Secretaria de Inovação do Ministério do Comércio, que apontou a importância do programa para o profissional que deseja ascensão. “Quando se existe a oportunidade de qualificar as pessoas que trabalham para o crescimento de uma empresa sem custo e com uma formação de primeira qualidade”, destacou.
Despacho aduaneiro
Com o apoio do CIN-AM, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou esta semana o curso de Despacho Aduaneiro para dezenas de funcionários do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Os participantes, agora, estão capacitados com orientações sobre o ‘Processo Básico de Desembaraço de Mercadoria na Zona Franca de Manaus (ZFM), como legislação da ZFM, despacho de importação e exportação’. O curso dói oferecido gratuitamente das 18h às 22h com carga de 40h, no térreo da sede da Fieam, na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.
As aulas foram voltadas para empresas de despachos de cargos, tanto importadoras como exportadores. As aulas foram ministradas por Aracely Andrade, que é formada em administração com ênfase em comércio exterior, com vasta experiência no desempenho de serviços de desembaraço aduaneiro.
Os alunos conheceram assuntos como Classificação de Mercadoria (NCM), Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Carga, Processo de Liberação, Declaração de exportação e importação, Comprovante de importação, Averbação, Certificado de Origem e outros. Todos receberão um certificado pelo Senac comprovando a participação e formação no curso de desembaraço aduaneiro.