Quase 13 mil pessoas foram atendidas pelos CAFs em 2019

Foto: Mauro Neto e Divulgação

O Governo do Estado oferece, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, atividades desportivas e de lazer nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (CAFs) . Em 2019, as sete unidades distribuídas nas zonas norte, sul, oeste e centro-oeste receberam 12.970 pessoas, totalizando 79.141 atendimentos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Atualmente, Manaus conta com os CAFs André Araújo, no bairro Raiz, zona sul; CAF 31 de Março, no bairro Japiim, também zona sul; Maria de Miranda Leão, situado no bairro Alvorada, zona centro oeste; Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado no bairro Aparecida, zona sul; Professora Teonizia Lobo de Carvalho, no bairro Mutirão, zona norte; Padre Pedro Vignola, situado no bairro Cidade Nova, também zona norte; e Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Foto: Mauro Neto e Divulgação

Nos sete centros são oferecidas para a população uma série de atividades esportivas como aulas de futsal, jiu-jitsu, natação, vôlei de areia e de lazer como hidroginástica, aulas de dança, funcional, pilates, entre outras.

Para o gerente de atividades esportivas dos CAFs, Piter Oliveira, 2019 foi um ano de reformulações nos Centros de Convivência, o que proporcionou maior abrangência nos atendimentos realizados.

Melhoria da qualidade de vida – No CAF André Araújo, as aulas de futsal e de pilates foram algumas das mais procuradas e frequentadas ao longo do ano. De acordo com o professor de pilates Márcio Miyamoto, a procura pela atividade física foi grande principalmente entre os idosos, pelos benefícios que a prática proporciona na saúde dos praticantes.

O professor ressaltou, ainda, que a prática diária de exercícios físicos provoca melhorias na capacidade funcional, no contato social e na saúde mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui