Quatro municípios do Amazonas passam a ser de interesses turísticos

Deputado Belarmino Lins(PMDB), autor da proposta/Foto: Divulgação

Aprovados hoje, terça-feira (06), na Assembleia Legislativa do Amazonas, Projetos de Lei do deputado Belarmino Lins (PMDB) classificando Manicoré e Borba, no Vale do Rio Madeira, Eirunepé, no Vale do Juruá, e Itapiranga, no Baixo Amazonas, como municípios de interesse turístico.
“Os municípios possuem inquestionáveis vocações para o turismo e podem elevar muito suas receitas com suas potencialidades naturais, fazendo parte do calendário turístico do Estado”, comenta o parlamentar, exaltando, por exemplo, Manicoré, pertencente à mesorregião do Madeira, com uma população de 48.373 habitantes e com destaque cultural para o Festival de Quadrilhas e a Festa do Açaí.


Ele também destaca Borba, no Madeira, fundado em 1728 e que sobressai no cenário nacional por possuir a 12ª Basílica do Brasil, a única no Amazonas e a quinta da América Latina que abriga os fragmentos dos restos mortais de Santo Antônio. O município é internacionalmente conhecido pelos Festejos de Santo Antônio de Borba, a ocorrer entre 1º e 13 de junho de cada ano.

Segundo Belarmino, outro município com inegáveis vocações turísticas é Eirunepé, localizado no Alto Juruá e que pontifica por suas belas praias, ilhas, igarapés e lagos. Seus principais atrativos culturais são a Festa do Açaí, Festival Folclórico e a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro municipal.

Sobre Itapiranga, situado no Baixo Amazonas e banhado pelo Rio Urubu e pelo Paraná de Itapiranga, Belarmino enfatiza o grande evento católico de culto a Nossa Senhora Rainha do Rosário e da Paz, em cada dia 2 de cada mês. “Nessa data, os fiéis vão em romaria até o Santuário de Itapiranga reverenciar Nossa Senhora, nossa mãe suprema”, diz Belão.

Hino Nacional Brasileiro

Também, hoje, a Aleam aprovou outra propositura de Belarmino Lins, eta que obriga a inserção das letras do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado do Amazonas nos materiais didáticos impressos às expensas do erário estadual. “Os símbolos nacionais ensinam o patriotismo, ensinam ao ser humano a lição de uma socialização compartilhada. Assim, o Hino Nacional expressa o nosso amor ao nosso País e, com relação ao Hino do Amazonas, nossa propositura pretende tornar o Hino verdadeiramente respeitado e mais conhecido entre os estudantes amazonenses”.

Artigo anteriorPrático perde a visibilidade e embarcação sobe em banco de areia
Próximo artigoAdams recorre ao STF para suspender julgamento de contas do governo no TCU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui