Queijo de Autazes passa por certificação

Foto: Reprodução

O queijo de Autazes (a 110 quilômetros de Manaus) inicia a certificação de Indicação Geográfica (IG). O processo é feito pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).


Na última semana, uma equipe da Adaf participou de reunião com produtores rurais na comunidade de Novo Céu, naquele município, juntamente com consultores da Inovates, empresa contratada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de preparar os produtores para o processo de certificação.

A IG, certificação concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local se torna conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto se deve a sua origem.

No Amazonas, há atualmente quatro indicações chanceladas: a farinha de Uarini, o peixe ornamental de Barcelos, o guaraná de Maués e o abacaxi de Novo Remanso. A certificação agrega valor aos produtos e abre novas oportunidades de mercado para os pequenos produtores.

Outro ponto enfatizado pela equipe da Adaf, durante a passagem por Autazes, foi a vacinação contra brucelose, doença que acomete as fêmeas bovinas e bubalinas e que pode comprometer a produção leiteira. O município de Autazes é um dos principais produtores de queijo do Amazonas. No ano passado, as queijarias do município produziram 173,4 toneladas do produto, atrás apenas de Manicoré e Manaus.

Artigo anteriorEm plena luz do dia, homem é assassinado com 12 tiros no Zumbi
Próximo artigoRio Negro bate novo recorde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui