Queimadas no Amazonas caem, mas 2024 tem maior número de focos desde 1998

Foto: Reprodução

Em novembro, o Amazonas registrou 656 focos de queimadas, uma redução de 74,3% em relação a outubro, que teve 2.557 focos. Em novembro de 2023, foram 797 focos. Apesar da desaceleração, 2024 é o ano com o maior número de focos desde o início da série histórica do INPE, em 1998.


O estado ainda está em emergência ambiental devido às queimadas, que começaram em julho e atingiram seu pico entre agosto e setembro, quando a fumaça cobriu todas as 62 cidades do Amazonas. Nos últimos cinco meses, o estado somou mais de 24 mil focos, com recordes em julho (4.241), agosto (10.328), setembro (6.879), outubro (2.557) e novembro (656).

Mancha de fogo encobre parte da Amazônia e países da América do Sul. — Foto: Reprodução/Windy
Mancha de fogo encobre parte da Amazônia e países da América do Sul – Foto: Reprodução/Windy

A seca severa deste ano, com altas temperaturas e clima seco, contribuiu para agravar o cenário de queimadas, afetando mais de 850 mil pessoas, segundo a Defesa Civil. Em Manaus, o Rio Negro atingiu 12,11 metros, o menor nível em 120 anos, impactando o Encontro das Águas e levando ao fechamento da Praia da Ponta Negra.

O fenômeno de seca na região amazônica deve persistir até dezembro, devido às chuvas abaixo da média.

Fonte: g1/Amazonas

Artigo anteriorEdital do Programa Bolsa Universidade 2025 será lançado nesta segunda-feira em Manaus
Próximo artigoPrefeitura de Manaus remove mais de 220 toneladas de lixo na operação de limpeza fluvial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui