
Identificar as necessidades políticas e legislativas, ligadas às pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é uma das tarefas dos deputados estaduais, na sexta-feira (11), por ocasião de Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas, a ser realizada, na sede do Instituto, às 09h30.
O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), disse minutos antes da abertura das solenidades em comemoração ao Dia da Mulher, ontem (08), que o objetivo é “ouvir os pesquisadores e tentar ajudá-los”, na divulgação e avanço de pesquisas que já apresentaram resultados relevantes. Segundo ele, existe um interesse do Estado em ter um polo com fábricas de medicamentos, a base de produtos naturais da nossa região.
“A pesquisa é uma área importante para a Amazônia, para o nosso desenvolvimento, e para o que o próprio Executivo tem o desejo de fazer como o polo de remédios, e nós queremos ajudar de alguma forma nesse trabalho”, afirmou.
A Sessão Especial, sugerida por Josué Neto, foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais, e levada adiante pela Mesa Diretora da Aleam, será realizada às 9h30, da próxima sexta-feira (11), na Avenida André Araújo, Petrópolis, zona sul.
O diretor do Inpa, pesquisador Luiz Renato de França, informou que durante uma apresentação de 30 minutos, pretende apresentar aos deputados os grandes projetos recentes e em andamento, os resultados já obtidos, e demais ações relevantes do Inpa para a Amazônia, Brasil e o planeta.
“É sempre muito positiva esta interação com a sociedade via parlamentares estaduais, pois assim podemos trabalhar em maior sintonia, e melhor vislumbramos as ações que podem ser desenvolvidas em prol do bem estar da sociedade e da harmonia do ser humano com o ambiente no qual o mesmo está inserido. Proporcionando assim uma vida mais fraterna, justa e digna”, afirmou o diretor.