RDS do Rio Madeira recebe de mutirão de cadastro e regularização ambiental

Foto: Divulgação/Sema

Moradores e usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira poderão realizar cadastro e regularização ambiental durante a primeira fase do mutirão que será promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de quarta-feira (13/04) até sábado (16/04), na Unidade de Conservação (UC). A ação é uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).


Nesta primeira fase, serão atendidas comunidades que pertencem ao município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros da capital). Na quarta e na quinta-feira (14/04), o mutirão será realizado na comunidade São Luiz, situada no Polo I da UC. Os atendimentos serão das 8h30 às 16h, na Escola Municipal Euzébio Coelho de Queiroz.

Já na sexta-feira (15/04) e no sábado, o mutirão acontece na comunidade Santa Maria, Polo III da UC, também com atendimentos das 8h30 às 16h, na Escola Municipal João Flávio Doval. A expectativa é atender de 40 a 50 pessoas por comunidade.

O objetivo da ação é proporcionar aos comunitários a atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e a emissão e atualização do Cartão de Produtor Rural e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – Pronaf é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Na segunda fase, o mutirão beneficiará comunidades do Polo IV da UC. Até junho, outras comunidades também devem receber a atividade, conforme agenda a ser divulgada pela Sema nos próximos dias.

“A programação será realizada nos próximos meses, com data a definir, visando um amplo atendimento nas comunidades pertencentes à UC, para que os moradores possam acessar os créditos rurais, além de outros benefícios”, afirmou Amanda Gomes, gestora da RDS.

Documentação necessária – Para a emissão e atualização do Cartão de Produtor Rural e da DAP, o comunitário deverá levar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG); CPF; e cartão do Bolsa Família (para quem recebe).

Também é necessário o RG e CPF do cônjuge, apenas para pessoas casadas ou sob regime de união estável.

Para atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é necessário levar apenas o RG e o CPF.

Artigo anteriorAdaf renova registro de queijaria artesanal do município de Careiro da Várzea
Próximo artigoPrédios públicos de Coari deverão retirar nomes de pessoas vivas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui