
O Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP). Realizou operações em empresas de transporte aéreo de cargas, nos Correios e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que resultaram na apreensão de skunk, haxixe e mercadorias sem documentação fiscal.
Durante as operações, ocorridas nos dias 12 e 13 de agosto, a equipe do SEREP localizou no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE/CEE) dos Correios de Manaus encomendas contendo 580g de skunk, escondidos em uma garrafa térmica e 51g de Haxixe. O skunk estava saindo de Manaus com destino Miracema/RJ e o haxixe estava chegando de São Paulo/SP. O agente canino DECO foi o responsável pela localização das drogas.
No mesmo período o SEREP fiscalizou voos chegando e saindo de Manaus e apreendeu 3 kg de skunk, ocultos em fundo falso de uma mala. O entorpecente, com valor avaliado em R$ 120 mil.
A Alfandega do Porto de Manaus informa que as ações realizadas tem por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, é realizado ações de combate ao contrabando e descaminho na cidade de Manaus.