Receita Federal inclui cartões de crédito e Pix na fiscalização de transações financeiras

Reprodução_Internet

A Receita Federal ampliou os instrumentos de fiscalização sobre transações financeiras em 2025. Agora, além de informações de bancos tradicionais, o órgão passa a receber dados de operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento, como grandes varejistas, bancos digitais e carteiras virtuais.


A medida, anunciada em setembro passado e vigente desde o início do ano, prevê o envio semestral de dados por meio da “e-Financeira”. Transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas serão reportadas. As informações cobrem operações como Pix, pagamentos e investimentos, com o objetivo de identificar irregularidades e fortalecer a aplicação das leis tributárias.

Segundo a Receita, a iniciativa de melhorias no controle fiscal, atende a compromissos internacionais no âmbito do Padrão de Declaração Comum (CRS) e combate a evasão fiscal. Instituída em 2015 como parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), uma e-Financeira substituiu o antigo Dimof, consolidando dados financeiros em um processo de evolução tecnológica.

Fonte: ig

Artigo anteriorIbama apreende nove quelônios em floricultura de Manaus
Próximo artigoManaus intensifica reordenamento no centro da cidade após festividades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui