Recuperação do PIM é tema de encontro entre José Melo e o novo Cônsul do Japão

Melo recebe novo Cônsul Shuji Goto, do Japão/Foto: Joel Arthus

O novo cônsul geral do Japão, em Manaus, Shuji Goto, acompanhado do cônsul geral adjunto Takahiro Iwato, visitou ontem (17), o governador do Amazonas, José Melo, visita que não serviu apenas, para dar as boas vindas ao novo representante da nação nipônica, mas, também, para abordar a necessidade urgente de recuperação do Polo Industrial de Manaus, bem como apresentar o projeto governamental que propõe uma nova matriz econômica para o Estado. Com se sabe, com 32 empresas, o Japão é o país estrangeiro com a maior presença na Zona Franca de Manaus.
E por fim, o assunto mais leve da visita: a vinda da seleção japonesa de futebol masculina, que vai disputar a primeira fase do Torneio Olímpico na Arena da Amazônia, ao lado da Suécia e Colômbia, nos dias 4 e 7 de agosto próximos.


José Melo ressaltou as boas relações e a forte presença japonesa no Amazonas que possui uma das maiores colônias nipônicas do Brasil, desde o século passado. No começo, com o plantio e beneficiamento da juta, o que ajudou a recuperar a economia do Estado após a derrocada da borracha e agora com a era industrial.

Estima-se que 160 mil descendentes e imigrantes japoneses vivam no Amazonas. O Governo do Estado mantém com o Consulado do Japão uma importante parceria que resultou na inauguração, no início de 2016, da primeira escola pública de educação básica de ensino bilíngue de japonês e português do Brasil.

São relações que, segundo o governador José Melo, farão do Torneio Olímpico em Manaus uma grande festa e uma acolhida das mais calorosas à delegação japonesa.

Artigo anteriorDiscussão sobre Venezuela tem confusão no Parlamento Português
Próximo artigoA Eterna busca (Por Max Diniz Cruzeiro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui