
I Encontro Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids do Amazonas é promovido no período de 20 a 23 de novembro de 2014, na Inspetoria Laura Vicuña, localizada na Avenida André Araújo, 2230, bairro: Aleixo, zona Centro Sul de Manaus.
A ação tem como objetivo conscientizar os jovens quanto à importância da prevenção, além de incentivar à adesão do tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Outras discussões como a luta pela defesa dos direitos através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto da Juventude, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direitos Humanos e outros, serão alguns dos temas discutidos.
A intenção é discutir e elaborar um planejamento específico de prevenção e de intervenção social para Amazônia. Também será feito um intercâmbio cultural, com trocas de experiências de realidades regionais do viver e conviver com HIV/Aids.
Inscrições
Podem participar adolescentes na faixa etária de 14 a 29 anos de idade, ciente da sua sorologia positiva para o HIV e/ou convivendo com pessoa com HIV/Aids. Profissional das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Direito. Além de interessados na temática e que tenham engajamento político e/ou social no que diz respeito à juventude vivendo com HIV/Aids.
As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site: www.jovensmaisamazonia.webnode.com. O evento irá custear hospedagem e alimentação durante os quatro dias de encontro. Os selecionados irão receber um email e/ou telefonema confirmando se foram ou não selecionados. Participantes com idade abaixo de 18 anos, deverão apresentar documento de autorização dos pais e/ou responsáveis.
O encontro, que será em forma de retiro, reunirá jovens e adolescentes vindos dos Estados da Região Amazônica onde a Rede tem base – Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Amazonas, além de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
Dos representantes do Amazonas, além dos adolescentes e jovens da capital onde se realizará o evento, virão pessoas dos municípios de Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Parintins, Borba, Manicoré e Benjamin Constant. Além desses ainda terão jovens indígenas das etnias: Marubo, Kanamarys, Mayuruna, Matis e Ticuna.
O evento conta com o apoio de órgãos como a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), através da Coordenação Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais; Secretaria Municipal de Saúde do Município de Manaus (SEMSA), através do Núcleo Municipal de Controle das DST/Aids e Hepatites Virais; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Secretaria Nacional de Juventude do Amazonas (SNJ); Health and Development Service do Brasil (Hands do Brasil); Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Rede
A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids núcleo Amazonas (RNAJVHA/AM) é uma organização, sem vínculo político, partidário e religioso, constituída por adolescentes e jovens entre 12 a 29 anos de idade, com sorologia positiva pelo vírus HIV. Atua na inclusão social, na promoção da biopsicossocial e da participação juvenil de adolescentes e jovens vivendo com HIV/Aids, independente do gênero, orientação sexual, credo, raça, cor, etnia, nacionalidade e formas de transmissão.