Rede Estadual de Comunicação leva fibra ótica a Iranduba/AM

Secretário Odenildo Sena, da Ciência e Tecnologia/AM/Foto: Divulgação
Secretário Odenildo Sena, da Ciência e Tecnologia/AM/Foto: Divulgação
Secretário Odenildo Sena, da Ciência e Tecnologia/AM/Foto: Divulgação

A internet de qualidade via rede de fibra ótica já é uma realidade para o município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus. Ontem, quarta-feira (11), foi inaugurada na cidade a Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus, que consiste em implantar infraestrutura de telecomunicação, por meio de  fibra ótica e rádios.

O projeto tem o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado nos órgãos públicos, por meio eletrônico, oferecidos à população. Iranduba foi o primeiro município do Estado a receber a interligação que também chegará, até o fim deste ano, aos municípios de Manacapuru, Caapiranga, Anamã, Anori, Codajás e Coari.


O projeto da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus recebeu investimento de R$ 9,016 milhões e foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Odenildo Sena, a proposta começou a ser desenhada desde 2010 com a política de estimular o desenvolvimento desses municípios. “Hoje, o desenvolvimento de um município vem na esteira da internet. Essa infraestrutura de fibra ótica vai atrair investidores e vai influenciar na melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança pública, que demandam sistemas informatizados e para isso precisam de internet de qualidade”, destacou Odenildo. Ele frisou que, na Praça dos Três Poderes, a mais popular de Iranduba, a população terá internet sem fio com até 2mb dedicados.

“A infraestrutura também vai atrair empresas de internet e TV a cabo possibilitando que a população adquira o serviço de internet em casa. Isso mexe com a vida da cidade porque sobre tudo isso vai redundar na construção de mais cidadania uma pessoa hoje mais bem informada ela é mais cidadã”, avaliou Sena.

Para o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a internet de qualidade vai favorecer diretamente a instituição que tem um polo em Iranduba. “Será importantíssimo porque amplia as oportunidades de ensino, pesquisa e oportunidade de extensão”, disse.

Benefícios – A Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus também vai proporcionar agilidade nos serviços oferecidos pelos postos do Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs), entre eles a emissão de documentos; atração de novos investimentos; geração de emprego e renda; emissão de nota fiscal eletrônica; interligação do programa Ronda no Bairro com sistemas de vigilância e emissão de boletim de ocorrência (BO) eletrônico; integração de hospitais e prontos atendimentos; utilização de novas tecnologias para videoconferências; telemedicina; controle de estoque de medicamentos; prontuários online; e também a integração de escolas e universidade a outras instituições de pesquisa; e formação de professores e ensino à distância.

Artigo anteriorMãe passa nove meses envenenando filha saudável para chamar a atenção no Facebook
Próximo artigoPorta-voz dos EUA despista sobre ausência de Obama na Copa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui