Rede Social X fecha escritório no Brasil após ameaça de prisão feita por ministro do STF

Foto: Recorte

A rede social X (anteriormente Twitter) anunciou neste sábado (17) o encerramento das atividades de seu escritório no Brasil, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ameaçar prender a representante da empresa no país caso as decisões judiciais não fossem cumpridas. Em um comunicado, a empresa culpou Moraes pela decisão de sair do Brasil e compartilhou um ofício sigiloso assinado pelo ministro, alegando que as ações dele são incompatíveis com um governo democrático. No entanto, o serviço da rede social permanecerá disponível para os usuários no Brasil.


O X afirmou que Moraes ameaçou prender seu representante legal no Brasil se as ordens de “censura” não fossem cumpridas e criticou a falta de resposta a seus recursos apresentados ao STF. A empresa alegou que sua equipe brasileira não tinha controle sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma e que a decisão de fechar o escritório foi tomada para proteger a segurança dos funcionários.

Na sequência, Moraes defendeu sua decisão, afirmando que a representante da empresa estava “agindo de má-fé” ao tentar evitar a intimação regular da decisão judicial. Recentemente, Moraes havia ordenado a retirada do ar de vários perfis, incluindo o do senador Marcos do Val (Podemos-ES), e, após a empresa não cumprir a ordem, elevou a multa diária e ameaçou prender a representante do X no Brasil.

A situação cria um impasse entre a rede social e a justiça brasileira, levantando questões sobre o cumprimento das decisões judiciais e a liberdade de operação das empresas de tecnologia no país.

Fonte: R7

Artigo anteriorTarcísio de Freitas anuncia luto oficial de 7 dias em SP em memória de Silvio Santos
Próximo artigo‘Enem dos Concursos’ tem mais de 2,1 milhões de inscritos para 6 mil vagas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui