Reeducandas do Cefec recebem oficina sobre produção de bolsas de plástico

Foto: Divulgação

MANAUS – Na quinta-feira (15), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa de cogestão Reviver Administração Prisional Privada, realizou uma oficina sobre produção de bolsas de plástico para 26 reeducandas que estudam e trabalham no Centro Feminino de Educação e Capacitação (Cefec), que fica localizado no ramal do Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Das 26 internas que participaram, 14 cumprem suas penas atualmente em regime fechado e 12 estão em regime provisório. Na oficina, elas aprenderam por intermédio dos ensinamentos da instrutora Cristiany Cibely de Oliveira, o passo a passo da produção de bolsas que parte desde qual tipo de plástico usar, moldes e alças, até as medidas e valores corretos, tanto para produção própria, quanto para vendas.

Foto: Divulgação

A reeducanda Maria Cecília (nome fictício), que participa do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, afirma que a importância dessa oficina está no conhecimento que ela transmite.

“É muito gratificante poder ter a oportunidade de participar de algo assim, porque nos gera a vontade de ter uma nova vida e uma profissão digna. Esse é um tipo de trabalho que para alguns pode não ter tanto valor, mas para nós que estamos aqui significa bastante, porque estamos conhecendo uma nova rotina e outra vida, além do que a gente vivia lá fora”, disse.

A gerente de Ressocialização do Cefec, Ana Carolina Câmara, destaca que oficinas como essa são ofertadas pensando no bem-estar das reeducandas que atuam no local e em suas vidas pós-sistema. “Estamos proporcionando todos esses projetos, ações e oficinas visando a vida futura dessas internas fora do sistema prisional. É por meio de cursos e oficinas como essa que elas podem ter a chance de conquistar conhecimento e espaço no mercado de trabalho para obter assim uma renda honesta”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui