Região do Alto Solimões deixa situação de Alerta de cheia, anuncia Defesa Civil

Benjamin Constant deixa situação de alerta de cheia/Foto: DC

Considerando que o nível do rio apresenta vazão desde o início do mês de maio, a Defesa Civil do Estado retirou os municípios da região do Alto Solimões da situação de alerta, e as cidades da condição pré-emergencial.
“Os municípios saíram da condição de alerta devido ser demonstrado o processo de vazante na região, por conta dos fenômenos climáticos de larga escala estarem com seus efeitos em fase final. O que coloca o clima dentro da normalidade para o período”, afirmou o Secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Junior.


O alerta para esta região foi emitido pelo órgão no último dia 4 de abril e cobrava medidas preventivas e o Plano de Contingência dos municípios. Durante este período, as cidades deram à primeira resposta. Em Benjamin Constant e Atalaia do Norte, por exemplo, passarelas foram construídas na área urbana das cidades e um levantamento de possíveis afetados foi realizado.

Outra ação, desta vez Estadual, foi à avaliação técnica realizada pelos agentes da Defesa Civil AM, que visitaram as cidades e constataram o cenário de cheia.

Monitoramento – De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta do órgão, a cota de alerta na região é de 11,80m, e hoje, baseada na régua telemétrica de Tabatinga, município localizado a 1108.4 quilômetros de Manaus, em linha reta, referência para Alto Solimões, está em 11,74 m, menor seis centímetros da média.

No mês de abril, período do Alerta, o nível do rio chegou a ultrapassar 42 centímetros da cota, o que sinalizava para uma enchente acima do normal. Porém, desde o dia primeiro de maio, o rio já vazou 36 centímetros. As cidades que saem do Alerta são: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins e Atalaia do Norte.

O comportamento dos rios continua sendo monitorado diariamente pela Defesa Civil do Estado na região do Alto Solimões e demais calhas.

Artigo anteriorPolícia Civil apresenta bando que tentou furtar Faculdade de Odontologia
Próximo artigoEstado Islâmico reivindica atentado que matou 64 pessoas, em Bagdá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui